sábado, 10 de novembro de 2012

Saúde


Colesterol equilibrado



Ele tem sido o vilão da década, mas também não é um bicho de sete cabeças. Todas as células precisam de colesterol, que faz parte das membranas celulares e é fundamental para produção de hormônios e vitaminas. O problema é a facilidade que temos para consumi-lo em excesso. Uma pesquisa da Universidade de Washington, liderada pelo neurobiólogo Stephan J. Guynet, concluiu que o cérebro gosta de gordura e açúcar, duas grandes fontes colesterol, e libera uma substância inebriante do prazer quando ingerimos esses alimentos, a dopamina.  Por isso temos que lutar para que o prazer proporcionado pela gordura e açúcar não nos leve a consumir mais colesterol do que o corpo precisa.

E isso não serve apenas para pessoas acima do peso. Os magrinhos também devem controlar o colesterol. “Indivíduos magros e saudáveis que levam uma vida agitada, sem se preocupar com a alimentação e exercício físico, podem vir a ter problema de colesterol alto”, explica a nutricionista Ana Carolina Leão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Segundo a nutricionista os cuidados devem ser com alimentos como carnes gordas, ovo, queijos amarelos e manteiga. “Alimentos industrializados ricos em gordura trans e frituras devem ser  evitados ou em último caso consumidos em quantidades bem pequenas”, comenta Ana Carolina.
A solução então é buscar alimentos ricos em fibras, cereais integrais, frutas, legumes e verduras. “Eles auxiliam no controle do colesterol mantendo-o em níveis aceitáveis ao corpo”, diz Ana Carolina. De acordo com ela, a melhor maneira de levar uma vida saudável e fazer um controle adequado do colesterol é a partir para uma alimentação equilibrada e variada, além da prática regular de atividade física.
Ana Carolina Leão nutricionista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
 Fonte: Taeq



Nenhum comentário :