sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Doença celíaca


Doença celíaca: siga oito cuidados além da restrição ao glúten

 Deslizes na dieta podem favorecer osteoporose, infertilidade e até câncer.

Uma vez que o glúten é totalmente banido da alimentação, a pessoa com doença celíaca terá uma vida saudável e livre de complicações. Parece simples, mas na prática isso nem sempre acontece. "Cerca de 30% dos celíacos que frequentam o nosso serviço afirmam que fogem da dieta algumas vezes", conta a gastroenterologista Vera Lúcia Sdepanian, coordenadora do ambulatório de celíacos da Escola Paulista de Medicina da Unifesp.
A médica também conta que há milhares de pessoas que têm algum grau de intolerância ao glúten e não sabem, por não terem sintomas muito intensos ou por não procurarem ajuda médica. A presença de glúten no organismo de quem é intolerante pode provocar desde diarreia até anemia e infertilidade. E  fique de olho nos principais cuidados com a saúde e passe longe das complicações listadas por especialistas.

Câncer e diabetes

Quando a pessoa tem doença celíaca, o organismo reage ao glúten formando substância
Nocivas que atrofiam a mucosa intestinal, explica gastroenterologista Eduardo Berger, do Complexo Hospitalar Edmundo  Vasconcelos. Se a pessoa continuar a ingerir glúten, essa atrofia ganha tanta intensidade que pode prejudicar diversas outras funções do organismo e favorecer a ocorrência de outras doenças, como câncer, diabetes e problemas de tireoides .
“O paciente que não segue a restrição ao glúten tem três vezes mais chances de desenvolver linfoma não-hodgkin, câncer que afeta o sistema linfático”, afirma Vera Lúcia Sdepanian. O risco de câncer de intestino são ainda maiores. Portanto é importante consultar o médico sobre a necessidade de realizar colonoscopia e outros exames que possam detectar neoplasias.

Nenhum comentário :