Formas de reaproveitar os alimentos
Use as sobras de vegetais para incrementar as refeições da família; sem muito trabalho, você evita desperdícios e prepara receitas deliciosas!
Semana passada trouxe uma matéria sobre o desperdícios dos alimentos, e hoje trago uma maneira de reaproveitar os talos e folhas de verduras pois como todos sabem o Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo. Quase a metade do lixo orgânico que produzimos é composto de alimentos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estimativas mostram que cerca de 4 milhões de toneladas de folhas e talos que poderiam ser aproveitados na alimentação são jogados fora todos os anos.
"O Brasil produz em torno de 260 mil toneladas de lixo por dia – 1,5 quilo por habitante, o triplo da China. Embora 80% desses resíduos possam ser reaproveitados, o que também inclui o lixo orgânico, uma parcela ainda muito reduzida é reciclada ou destinada para a compostagem", conta Eraldo Patto Pinho, consultor de Sustentabilidade da Topema, empresa que conta com uma área especializada em gestão de resíduos, energia, efluentes e água. Do total de lixo gerado no país, mais da metade (51%) são resíduos orgânicos, compostos por restos de alimentos como carnes, vegetais, frutas, cascas, ossos e sementes.
"Felizmente, existem soluções para dispor o lixo de maneira mais adequada, porém essas soluções dependem do engajamento da população e de políticas públicas que garantam o correto destino e tratamento do lixo", destaca Eraldo.
E esse tal engajamento pode começar na cozinha. Usar a criatividade é um dos pontos-chaves para não desperdiçar alimentos em casa. Muita gente nem imagina, mas quando joga fora folhas, cascas e talos, deixa de consumir uma quantidade enorme de vitaminas, minerais e fibras. Logo, jogar no lixo cascas e talos de vegetais é um desperdício, não só de dinheiro, mas também de nutrientes.
Ingredientes que você acha que não servem para nada (e vão direto para o lixo) podem originar pratos saborosos e surpreendentes. Sobras viram sopas, frutas maduras se transformam em geleias e cascas compõem tortas. Confira a seguir dez receitas elaboradas pelo Conselho Regional de Nutricionistas e comece hoje mesmo a mudar seus hábitos alimentares. De quebra, você ainda ajuda o meio ambiente!
Verduras jogada no lixo |
6. Crepe de folhas de couve-flor
Ingredientes: Molho:
2 dentes alho;
2 colheres (sopa) cebola;
3 colheres (sopa) óleo;
2 xícaras (chá) tomate picado;
1 xícara (chá) água morna; sal.
Crepe:
200 gramas carne moída a gosto;
sal;
2 dentes de alho;
1 colher (sopa) cebola;
2 colheres (sopa) óleo;
4 unidades folhas de couve-flor;
sal;
2 fatias médias de mussarela;
2 colheres (sopa) de salsa.
Para o molho:
Doure o alho e a cebola em 3 colheres de óleo em uma panela, acrescente o tomate e deixe refogar.
Retire do fogo, bata no liquidificador, acrescente a água morna, coe e leve para ferver. Salgue e deixe o molho apurar.
Reserve. Para fazer os crepes, tempere a carne moída com o sal, o alho e a cebola.
Amasse para formar uma massa de carne.
Divida a massa em quatro porções, modele quatro hambúrgueres e grelhe com duas colheres de óleo. Reserve.
Afervente as folhas de couve-flor, uma a uma, em água e sal. Reserve. Retire as partes mais firmes da folhas (talos).
Recheio
Cada folha com um hambúrguer e ½ fatia de mussarela.
Dobre a folha como um envelope,
cubra com molho e leve ao forno quente por 20 minutos.
Salpique a salsa e sirva quente.
Dica: Prefira as folhas mais novas e claras, pois são mais tenras.
Nenhum comentário :
Postar um comentário