sábado, 17 de novembro de 2012

Picanha de porco no espeto


17/11/12

DÚVIDAS SOBRE CARNE DE PORCO

Hoje vamos falar da carne suína , mostrar o quanto ela pode ser saudável e alertar para os possíveis perigos do seu consumo.
A carne suína possui composição nutricional bem semelhante à carne vermelha, é muito saborosa e nutritiva.
Geralmente é conhecida como uma carne gorda e que faz mal à saúde, mas é preciso mudar este conceito, pois ela é fonte de proteína, contém várias vitaminas e minerais como ferro, potássio, cálcio, fósforo, vitaminas do complexo B, etc.
Com relação ao teor de gordura vai depender do corte, por exemplo: lombo, pernil e paleta sem a gordura externa, apresentam baixo teor de gordura. Por isso podem e devem fazer parte do seu cardápio, alternando com os outros tipos de carnes.
Segundo informações do Serviço de Informação de Nutrição Humana, de 1983 a 1991, a carne suína reduziu em 33% sua gordura total, em 14% suas calorias e em 10% seu colesterol. Essas mudanças se devem aos avanços da genética, através do cruzamento e seleção de animais. 

Além disso, a carne suína possui mais gordura insaturada, do que gordura saturada, o que a torna mais saudável. A quantidade de colesterol presente é aproximada ao das aves e carne vermelha.

Quanto à cisticercose, hoje em dia a Inspeção Sanitária é bem mais rigorosa, os animais recebem água tratada, alimentação adequada e são criados em instalações higienizadas, portanto as chances de infecção são menores, dessa forma é mais difícil acontecer contaminação.
Porém, é muito importante quando for consumir a carne de porco, procurar sempre saber se a carne foi submetida à inspeção da Vigilância Sanitária e também se foi cozida ou assada devidamente. Por isso para modificar um pouco o seu cardápio eu trouxe uma receita para esse feriado deliciosa. Essa é uma delicia bem pedida para esse feriadão!

Picanha de porco no espeto.
 Ingredientes:

  1. ½ peça de picanha de porco pesando aproximadamente 500g;
  2. 1 colher(sopa) de sal grosso;
  3. Suco de 1 limão;
  4. 2 dente de alho descascado e amassado .

Modo da Fazer:

  1.  Corte a peça de picanha em posta de 1,5 cm de largura;
  2. Misture bem o sal grosso, o suco de limão e o alho e tempere cada posta;
  3. Coloque-as no espeto em formato de meia lua;
  4. Leve à churrasqueira  pré-aquecida e deixe assar durante 8 minutos de cada lado a uma distância de 30 cm do braseiro forte;
  5.  Sirva acompanhada  de arroz vinagrete.
            Essa receita é  Versátil e muito  saborosa! 

Nenhum comentário :