quarta-feira, 10 de julho de 2013

Bolo de Aveia e Ameixa Com Iogurte




Essa é uma receita para aquela que precisam incluir  fibras e sofre de prisão de ventre  , seja para o lanche da escola ou para o lanche em casa , essa é uma dica saudável e saborosa ! 


Ingredientes 

1 ovo inteiro
5 colheres de sopa de aveia (flocos grossos) 
5 unidades pequenas de ameixa preta (seca) 
1 ½ xícara de açúcar de preferencia orgânico

1 pote  pequeno de iogurte natural desnatado 
½ colher de sopa de fermento químico (pó) 
1 colher de chá de canela em pó 

Modo de Preparo 

Pique as ameixas e misture um a um dos ingredientes em um recipiente deixando por último o fermento. Misture bem até obter uma massa homogênea. Coloque em forma untada e leve ao forno médio de 180ºC por 40 minutos ou até que fique dourado. Sirva a seguir. 

Rendimento: 4 porções 

Uma receita que tem a aveia  é um cereal rico em diversos nutrientes: fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, cobre, manganês, vitaminas (principalmente vitamina E) e proteínas , lista a especialista da Setha Consultora Nutricional, Selva Sierro. Dentre tantas substâncias positivas para a saúde, as fibras solúveis merecem destaque pelas atividades que exercem. Para sentir os efeitos, basta consumi-las diariamente , 
Por ser rico em fibras solúveis, que se ligam à água e se transformam em um gel capaz de eliminar as gorduras das artérias e impedir que elas sejam absorvidas pelo intestino, o cereal reduz as taxas de LDL (colesterol ruim) e, de quebra, previne o câncer de intestino. 
Com isso, seu intestino fica tinindo e sua saúde comemora. "É no intestino que acontece absorção dos nutrientes necessários ao organismo e a eliminação daqueles que não servem para nada" , diz Selva.
Os diabéticos também podem se aliar à aveia, já que suas fibras unem-se ao açúcar dos alimentos, fazendo com que ele demore mais tempo para cair na corrente sanguínea

Resultados à vista
 Para desfrutar de tudo isso, Selva afirma que a recomendação para pessoas adultas varia entre 20 e 30 gramas diárias. "Uma colher de sopa cheia de aveia tem em média 20 gramas. Essa quantidade equivale a um grama de fibra" , fala sobre o nutriente que mais se destaca no cereal. O nutriente ainda está presente em outros alimentos, como frutas, vegetais, massas e pães em suas versões integrais.
Já o consumo entre as crianças varia de acordo com a idade. "Ele deve começar a partir dos dois anos, salvo recomendação médica" , ressalta Selva. O cálculo é simples: basta somar à idade da criança o número cinco. Se seu filho tem 2 anos, por exemplo, 7 gramas (2 da idade + 5) são suficientes para o aproveitamento dos nutrientes da aveia. 

Quer saber mais ? ME ESCREVA!

Nenhum comentário :