quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

COMO DESSALGAR O BACALHAU


COMO DESSALGAR O BACALHAU

Como dessalgar o bacalhau


Você já deve ter reparado que a maioria das receitas de bacalhau já pede que este seja dessalgado. Mas se você não sabe como fazer isso, não tem problema, nós mostramos! Existem várias técnicas e nós separamos uma que é bastante comum.
Antes de tudo, você precisa passar o bacalhau pela água corrente, para retirar a crosta de sal que envolve o peixe.
Publicidade
Não esqueça que tem que ser em água fria! Depois corte o bacalhau em postas, independente da receita que irá fazer, já que é mais provável você não usar a peça inteira.
Depois desse procedimento, um fator super importante: mantenha o bacalhau na geladeira! Quanto menos sal, maior a chance de contaminação por bactérias, pois o sal funciona como um conservante. Nada de manter ele apenas submerso em água, pois só isso não adianta.
Mesmo ele submerso em água dentro da geladeira, troque a água com frequência, de preferência a cada 4-6 horas, já que a água recebe todo o sal que sai do bacalhau.
Mesmo assim também é importante lembrar que não é bom dessalgar demais. É mais fácil continuar retirando o sal (aumentando o tempo de molho) do que dar vida a um peixe sem gosto.
Comece deixando o bacalhau de molho por 24 horas. Se depois desse tempo ele ainda estiver muito salgado, continue o processo, checando a cada 5 horas para ver se já está bom.
A melhor maneira de saber se o peixe já está no ponto certo é provar um tiquinho da água do molho, ou uma lasca mínima da carne do peixe. Faça isso tanto na primeira água como na última, para você ter com o que comparar.
Atente para a espessura do peixe: peixes mais grossos vão levar mais tempo para dessalgar, e os mais finos dessalgam mais rapidamente.
Achou muito trabalhoso ou não tem tempo? Então o melhor é comprar o bacalhau dessalgado e congelado que já existe à venda!





Nenhum comentário :