terça-feira, 1 de abril de 2014

Tipo de Vinagre

Essa é uma informação muito interessante sobre a importância do vinagre em sua alimentação, atente-se sobre os tipos e suas características . 




Vinagre balsâmico

Por que faz bem
É produzido a partir da fermentação do vinho e, depois, é envelhecido em tonéis. Mesmo assim, o alimento preserva boa parte das substâncias antioxidantes contidas nas uvas, entre elas os flavonoides, associadas com uma redução no risco de doenças crônicas, como as cardiovasculares.


Estudos confirmam a presença de polifenóis no vinagre balsâmico e está cientificamente provado que eles têm uma ação importanteantioxidante agindo contra os radicais livres. Além disso, sua acidez estimula a secreção de saliva e suco gástrico, preparando o corpo para uma boa digestão. Outro elemento digno de nota: o constante uso de pequenas quantidades de vinagre balsâmico estimula o estômago a produzir menos ácido clorídrico e, portanto, menor risco de gastrite. 
• Pessoas hipertensas que precisam diminuir o consumo de sal podem utilizar o vinagre como substituto
• Digestão: o balsâmico é o mais refinado de todos os tipos de vinagre, feito a partir da fermentação de uvas. Tem propriedades estimulantes que favorecem a secreção do suco gástrico, colaborando assim no processo de digestão.
• Os vinagres feitos da fermentação de frutas possuem características antioxidantes, que combatem os radicais livres, retardam o envelhecimento e previnem contra o aparecimento de tumores cancerígenos.
• Não existe uma quantidade definida a ser consumida por dia para que se tenha estes benefícios, mas considere uma colher de sopa uma boa quantidade.

Como usar 
É mais denso do que os outros, tem um leve toque agridoce e aroma amadeirado. Além de ser uma boa pedida em saladas, pode compor molhos frios para todos os tipos de carnes e legumes grelhados. Também vai bem em caldas para sobremesas, quando adicionado a suco de frutas

Vinagre de maçã

Por que faz bem 
É obtido do processo de fermentação da fruta. Por isso, preserva algumas substâncias contidas nela, tais como a pectina, fibra solúvel que facilita o processo de digestão e eliminação das toxinas do organismo. Também possui teores mais elevados de minerais e vitaminas em relação aos demais.

Como usar
É o menos ácido de todos os vinagres e tem sabor levemente adocicado. Ideal para saladas, vinagretes, molhos, conservas e sopas frias, como o gaspacho.


NutrientesVinagre de maçã - 30 ml
Calorias6 kcal
Carboidratos0.28 g
Açúcar0.12 g
Cálcio2 mg
Ferro0.06 mg
Magnésio1 mg
Fósforo2 mg
Potássio22 mg
Sódio1 mg
Zinco0.01 mg

Fonte: Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos 




Vinagre de arroz

Por que faz bem 
É conhecido como vinagre japonês, produto da fermentação do cereal. Conserva os ácidos orgânicos e ainda conta com um tipo específico de ácido acético que ajuda o organismo a absorver melhor os nutrientes dos alimentos, como o cálcio, as vitaminas essenciais e os sais minerais.

Como usar 
Tem sabor suave e levemente adocicado. Vai muito bem em pratos orientais, das culinárias japonesa e chinesa.

Vinagre de vinho tinto

Por que faz bem 
Elaborado a partir da bebida, também conserva alguns nutrientes da uva vermelha, que possui inúmeros antioxidantes, como os polifenóis e o resveratrol, substâncias que ajudam no controle do nível de glicose e mau colesterol (LDL) do sangue e na prevenção do envelhecimento celular. 

Como usar 
Além de temperar saladas, seu sabor acentuado permite que funcione como um bom tempero para marinar carnes. Também realça o sabor de verduras cruas e cozidas de gosto mais forte, como a rúcula e o espinafre.

Vinagre de vinho branco 

Por que faz bem 
Oferece, da mesma forma que o vinagre de vinho tinto, as propriedades benéficas da uva, porém, em escala um pouco menor. 

Como usar 
É um vinagre de sabor leve e frutado, indicado para saladas, molhos frios, tempero para o recheio de sanduíches, conservas e para marinar carnes brancas, especialmente peixes.

















Deixe seu comentário, o seu contato é muito importante.

Nenhum comentário :