domingo, 13 de abril de 2014

Guia sobre a escolha do peixe

O peixe é um alimento rico em nutrientes e em sais minerais, e pode ser preparado de várias formas diferentes: grelhado, assado ou até mesmo frito. Porém alguns cuidados com o modo de temperar o peixe podem fazer toda a diferença no sabor.

. Como saber se o peixe é fresco

Para saber a qualidade e se o peixe é fresco, ele deve ter uma aparência úmida e brilhante, os olhos devem estar com uma aparência viva, e as escamas precisam estar intactas sem furo, corte ou mancha.

Cuidados para cada tipo de peixe



como-escolher-peixe.jpg

Como escolher salmão

Para escolher o melhor salmão verifique se ele está coberto de gelo, suas escamas devem ter uma aparência brilhante. Se o salmão for cortado deverá estar mais rosado do que vermelho.

Como escolher bacalhau

O bacalhau deve ser comprado seco, totalmente coberto com sal e seu aspecto deve ser fresco. Verifique se ele apresenta manchas vermelhas ou pontos pretos. Ele não deve ter uma aparência úmida ou melada.

Como escolher camarão

O camarão deve conservar sua coloração original, seu corpo precisa estar um pouco curvado. Observe se ele possui alguma mancha vermelha ou preta espalhada pelo corpo. Dê preferência aos que foram cultivados em cativeiros, isso porque os que vem direto do mar podem ter sido contaminados com impurezas.

Como escolher lula e polvo

A lula e o polvo precisam estar cobertos com gelo, apesar de apresnetar uma pele rosada a carne precisa estar branca.

Como escolher lagosta

A lagosta e o caranguejo podem ser comprados vivos ou mortos. Se comprar mortos eles devem estar com as cascas inteiras e com as garras intactas. Caso escolha compra-los vivos prefira um que esteja bem ativo e mais pesado.
Como escolher mariscos

Na escolha de mariscos verifique se ele possui lodos, crostas se está rachado ou danificado.

Como escolher ostras

Para comprar ostras verifique se as cascas estão perfeitas e totalmente fechadas, quando bater nas cascas elas devem ter o barulho de algo sólido.  
Onde comprar

Escolher o lugar certo a onde comprar o peixe é fundamental. Evite feiras livres, pois elas não possuem a refrigeração adequada, prefira supermercados ou peixarias e dê preferência a lugares a onde eles fiquem cobertos por uma espessa camada de gelo.
Peça ao peixeiro para cortar ao seu gosto, em cubinhos ou filés. Se preferir você pode cortar em casa.
Se decidir comprar o peixe congelado, verifique se ele está embalado a uma temperatura de -18º C. A embalagem deve estar completamente fechada, verifique o prazo de validade, caso esteja com muita água em volta do peixe significa que a temperatura do armazenamento subiu, evite. A aparência do congelado deve ser a mesma do peixe fresco 
Como limpar o peixe

Um dos passos mais importantes na hora de preparar o peixe é limpá-lo corretamente. Lave em água corrente e tire as escamas com o auxílio de uma faca. Se o peixe tiver cabeça, retire com cuidado para não deformar o alimento. Abra a barriga do peixe e tire tudo o que estiver dentro.
Quanto ao procedimento para peixes comprados limpos, sempre verifique se ele tem espinha, e se as escamas foram retiradas corretamente.
É importante ressaltar, que após o peixe limpo, ele precisa ficar 15 minutos de molho, em uma bacia com água em temperatura ambiente, isso irá ajudar a remover o odor. 

Temperar o peixe

O peixe pode ser temperado de várias formas, a preferência para grelhados e assados, é que seja temperado com sal grosso e limão. Quem quiser pode colocar pimenta-do-reino ou pimenta-dedo-de-moça a vontade.
peixe frito precisa de um pouco mais de tempero, coloque um pouco de sal, limão, alho picado bem miudinho, e um pouco de pimenta-do-reino e uma mistura de ervas, como alecrim e salsinha, para dar um toque diferente à receita.
Uma dica para deixar o prato ainda mais saboroso e crocante, é empanar o peixe antes de fritar.

Dica

Para o gosto do peixe permanecer intacto quando é armazenado, é preciso guardá-lo corretamente.



como-temperar-peixe.jpg

Deixe seu comentário, o seu contato é muito importante.

Nenhum comentário :