segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Omelete de forno com verduras

O Brasil está no ranking de um dos países  que mais desperdiça alimentos ,Quer dizer  Enquanto 14 milhões de brasileiros passam fome, o restante da população joga no lixo 30% de todos os alimentos comprados, segundo o Instituto Akatu, entidade que trabalha para a conscientização sobre o consumo consciente.

  Outro aspecto deste cenário é o ambiental. O alimento que vai para o lixo gera o gás metano, 20 vezes mais nocivo ao meio ambiente que o gás carbônico. Mas o desperdício de alimentos não acontece apenas nas casas, acontece no comércio e atinge as empresas de serviços de alimentação. A Soluções em Alimentação e em Serviços de Suporte (GRSA), por exemplo, serve mais de 1,4 milhão de refeições por dia e conta com uma estrutura logística que atende cerca de 1800 unidades em 360 cidades do Brasil.




  • A cada ano, aproximadamente um terço da comida produzida mundialmente para consumo humano — aproximadamente 1.3 bilhão de toneladas — é perdida ou desperdiçada.
  • Por ano, consumidores de países ricos desperdiçam quase a mesma quantidade de alimentos (222 milhões de toneladas) que a produção total da África Subsaariana (230 milhões de toneladas).
  • A quantidade de comida perdida ou desperdiçada anualmente equivale a mais da metade da colheita anual de cereais (2.3 bilhões de toneladas em 2009/2010).
  • A perda e o desperdício de comida também somam um grande desperdício de outros recursos, como água, terra, energia, mão-de-obra e capital, sem contar a emissão de gases de efeito estufa que contribui para o aquecimento global e a mudança do clima.
  • Nos Estados Unidos, 30% de toda a comida, equivalente a 48.3 bilhões de dólares, é desperdiçada todos os anos. Estima-se que aproximadamente metade da água usada na produção de comida também é desperdiçada, levando em conta que a agricultura é responsável pelo maior consumo de água pela humanidade  (Jones, 2004 cited in Lundqvist et al., 2008) - See more athttp://www.unep.org/portuguese/wed/quickfacts/#sthash.8hW8Ir6h.dpuf


     Por isso pessoal vamos evitar o desperdício dos alimentos aproveitando, folhas , talos , sobras de mussarela que não está sendo usada em sua geladeira etc...
    Lembramos que comentamos sobre o desperdício no blog http://coisasqueninguemtediz.blogspot.com.br/. Por isso voltamos a falar sobre esse assunto preocupante . Se você não sabe o que fazer com o talo de beterraba , de couve , de rabanete entre outro traremos dicas de como  você pode aproveitar esse alimento  que na maioria são ricos em  vitaminas e minerais .E ficam uma delícia!
    Ingredientes:

    6 ovos inteiros 
    - 3 colheres de sopa de folhas de manjerona picadas 
    - 2 colheres de sopa de folhas de tomilho fresco 
     Folhas de beterraba 
    - 1 colher de sobremesa de fermento químico em pó para bolo 
    - Sal a gosto 
    - Pimenta-do-reino moída na hora a gosto 
    - 150 gramas de queijo muçarela cortado em tiras 
    - Noz moscada a gosto 
    - 100 gramas de presunto cortado em tiras 
    - 1 colher de chá de manteiga





    Numa vasilha misture os ovos, as folhas de manjerona, as folhas do tomilho, 
    folhas de beterraba  cortada bem fininha, o fermento  químico em pó, o sal, a pimenta-do-reino moída na hora e a noz moscada. Misture tudo até obter uma mistura homogênea. 

    Adicione o presunto e o queijo, misture bem. Despeja a massa da omelete numa forma ou refratário untado com a manteiga. Asse em forno a 180º c. por 20-25 minutos até que a massa da omelete fique firme. Sirva quente.

    Nenhum comentário :