quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

As diferenças entre os tipos de batatas

Batatas inglesa, doce, baroa e yacon possuem propriedades diferentes.
Especialistas explicaram o que observar na hora de comprá-las.

A batata faz parte da refeição de grande parte dos brasileiros e existem diversas opções, com propriedades diferentes e indicadas para cada tipo de pessoa, como explicaram o endocrinologista Alfredo Halpern, a nutricionista Andréa Santa Rosa e a engenheira agrônoma Fernanda Rausch no Bem Estar desta quarta-feira (5).
A batata-inglesa é a mais utilizada e tem um pouco menos de calorias do que a batata-doce e a batata-baroa. Porém, ela é composta praticamente por carboidratos e é um alimento com alto índice glicêmico, ou seja, não indicado para os diabéticos. Para quem tem a doença, a melhor opção é a batata yacon, ainda menos calórica. Veja no infográfico abaixo.
Arte Batata Bem Estar CERTA (Foto: Arte/G1)
































Em relação às propriedades nutricionais, as batatas doce e baroa são boas para substituir a inglesa porque são muito mais nutritivas. Isso acontece porque elas têm raízes tuberosas, capazes de armazenar mais nutrientes.
Além disso, têm ação antioxidante, desintoxicante, antiinflamatória e ainda ajudam a combater o ganho de peso, o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças crônicas.
No entanto, a batata-inglesa é fonte importante de fósforo, vitaminas do grupo B e vitamina C. Na hora de comprá-la, a dica da agrônoma Fernanda Rausch é evitar as que estão com rachaduras ou furos em sua superfície, é melhor sempre escolher as mais lisas. Para conservá-la, o ideal é evitar o uso da geladeira porque a temperatura baixa pode alterar seu sabor.

Além disso, a batata-inglesa geralmente é frita, mas essa não é a opção mais saudável porque o processo de fritura provoca a perda de nutrientes, aumenta a gordura e as calorias. Se preparada cozida e com a casca, é melhor porque a perda nutritiva é muito menor.
A batata-doce pode também ser cozida com casca e é uma boa opção para quem pratica atividade física já que é fonte de energia para o trabalho muscular. Apesar do nome, ela tem baixo índice glicêmico e também aumenta as defesas do corpo e ajuda a prevenir lesões.
Já a batata-baroa, conhecida também como mandioquinha-salsa, é boa para a digestão e, por isso, é recomendada para crianças, idosos ou pessoas com algum tipo de doença.
Porém, no caso dos diabéticos, como já foi citado, a yacon é a melhor opção porque diminui os níveis de glicemia e insulina no sangue e ainda melhoram o sistema imune da pessoa. Além disso, ela é composta por 90% de água, portanto deve ser consumida rapidamente.
Seja qual for a batata, a melhor opção de preparo é sempre a cozida ou assada, que pode ser com ervas, azeite ou ainda na forma de sopa ou purê. A fritura aumenta muito o valor calórico e pode trazer danos à saúde.
Receitas(da chefe de cozinha Letícia Massula)

Batata-doce assada no forno 


- Pegue três batatas-doce: uma amarela, uma roxa e uma branca
- Cozinhe rápido cada uma delas, seque no escorredor, coloque em uma travessa com um pouco de azeite, sal e ervas
- Leve ao forno com temperatura máxima por 15 minutos para ficar crocante por fora
- Depois vire as batatas e deixe por mais 30 minutos
Bolinho de batata-baroa
Veja como preparar no vídeo ao lado
- Temperado com limão e azeite: para cada 4 batatas, esprema um limão
- O recheio pode ser feito com o que quiser, como atum, sal, pimenta e cebola
- Monte o bolinho com o recheio no meio e sirva frio
Sopa de batata-baroa

- Para incrementar, a dica é colocar em uma panela cebola roxa, laranja e um pouco de sal
- Deixe cozinhar até a cebola ficar mais mole
- Caso queira uma opção para o verão, é só deixar a sopa esfriar e servir em pequenas porções
Na enquete feita no site do Bem Estar, a maioria dos internautas respondeu que acha que a batata baroa tem menos calorias. No entanto, a menos calórica, fora a yacon, é a batata inglesa. Veja o resultado abaixo:


Deixe seu comentário, o seu contato é muito importante.

Nenhum comentário :