quinta-feira, 3 de julho de 2014

Virado Paulista



Hoje trouxe uma receita bem conhecido por todos , principalmente pelos paulista , é um prato com bastante " sustança " , Durante as expedições dos  bandeirante o virado paulista era uma refeição completa .

Para quem não sabe o virado paulista surgiu espontaneamente, para alimentar os bandeirantes, como denominamos os membros das entradas, bandeiras e monções. Em suas expedições, eles carregavam junto com lanças, terçados, alfanjes, arcabuzes e bacamartes, farnéis repletos de feijão cozido, habitualmente sem sal, para não endurecer, farinha de milho (a de mandioca só começou a ser produzida em escala apreciável em São Paulo no século 18), carne-seca e toucinho. Com o chacoalhar da andança, os ingredientes ficavam virados ou revirados (daí o virado). Comiam frio ou aquecido. Essa Historia me deu uma fome !

Ingredientes:

Sal a gosto 
100 ml de óleo
300g 
bacon fresco 
8 ovos 
3 dentes de alho 
1 maço de couve (300g) 
100g farinha de trigo 
200g farinha de mandioca 
300g feijão carioca cozido
300g arroz branco
10 g pimenta-do-reino 
1maço pequeno de salsa 
                                      Prato do Virado Paulista montado ( pronto )


Modo de Preparo:

Escolher o feijão e levar para cozinhar. 

Cortar o bacon em cubos de aproximadamente 4 cm.  deixar fritar até ficar bem sequinho , coloque depois de pronto para  escorres no papel toalha.





Feijão carioca  pronto Bacon na secando no papel


                       

Cortar a couve em tiras finas, refogar com um pouco de alho, toucinho defumado e óleo. 
Retirar o feijão do fogo, temperar somente os grãos em óleo , acrescentar alho e cebola e por ultimo o bacon  Misturando com colher de pau, por último acrescentar o caldo, cozinhar por 10 minutos, acrescentar a farinha de mandioca aos poucos, mexendo ligeiramente. cuidado para não exagerar na farinha !
 Fritar os ovos estalados. Fazer o arroz pelo processo normal.                                     
Montar o prato com o virado do feijão no centro da travessa e o restante dos ingredientes ao lado de forma que se perceba todos eles, sem deixar muito amontoados. Bom apetit !    
OBS: O virado a paulista sempre é feito com farinha de mandioca crua e  fininha !    




Deixe seu comentário, o seu contato é muito importante.

Nenhum comentário :