domingo, 17 de fevereiro de 2013

Higiene na cozinha e com alimentos


17 de fevereiro de 2013


30012013103544554488_552703754740126_1279678746_n (1).jpg



PLACAS DE CORTE

O cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância, pois alimentos manipulados de forma inadequada podem ser transmissores de doenças, as chamadas doenças alimentares. Alimentos não higienizados de forma correta e eficaz ou manipulados em locais com falta de higiene, podem conter microrganismos que podem causar sérios danos á saúde do homem. 

Higiene na cozinha: 

1) Lave bem as mãos antes de usar a cozinha;
2) Sempre higienizar com água e sabão, se quiser passe álcool depois, nas superfícies onde serão feitas as manipulações de alimentos; 
3) Na pia, as esponjas podem conter restos de comida que favorecem o surgimento de bactérias.
Como higienizar as esponjas: 

A) Deixe a esponja na água fervente de 2 a 5 minutos;
B) Deixe esfriar, aperte para sair a água e espere secar naturalmente
C) Jamais deixe a esponja mergulhada na água com sabão.

4) Não use a mesma água com sabão para lavar a louça várias vezes;
5) Placas de corte (Tábuas):
 Fissuras podem acumular restos de comida e favorecer a proliferação de bactérias. Prefira placas de corte de vidro, são as mais higiênicas. Caso utilize placas de corte de plástico ou madeira troque-as quando elas apresentarem muitas fissuras. Lave bem as placas de corte com água quente e detergente. Coloque-as de pé para secar em local ventilado e seco. Utilize uma placa de corte para alimentos crus e outra para alimentos cozidos afim de evitar contaminação cruzada. E sempre que for utiliza-la com alimentos diferentes lave-a. 

6) Luvas: Não use as mesmas luvas para manipular alimentos e higienizar a cozinha. Tenha um par de luvas de uma cor para manipular alimentos e de outra cor para higienizar a cozinha. Dicas de como evitar a contaminação nos alimentos:
-Lave bem as mãos com água e sabão antes de manusear os alimentos e antes das refeições. 
-Lave as frutas, verduras e legumes em água corrente, limpa e tratada. As verduras, frutas e legumes consumidos crus devem ser desinfectados com água e hipoclorito de sódio utilizando os seguintes produtos e técnica: * Para 1 litro de água, utilizar 1 colher de sopa de água sanitária (2 a 2,5%), sem cheiro, sem corante, sem detergente e de procedência confiável. 

Deixar os legumes, frutas e verduras nessa solução por 10 minutos e enxaguar em água corrente. * No caso de hipoclorito de sódio fornecido pelo posto de saúde, seguir as instruções contidas na embalagem. Cozinhe bem os alimentos. Ferva o leite antes de consumir.

- Não consuma ovos crus nem alimentos que levam ovo cru em sua preparação, tais como maionese caseira, gemada, mousse, glacês, ovo pochê. Para esses tipos de pratos, utilize ovos pasteurizados ou em pó. Utilize maionese industrializada ou prepare o creme da maionese com ovo cozido.

- Não utilize ovos com a casca rachada. Ao retire a casca de ovos cozidos tenha o cuidado para retirar toda a casca e após lave os ovos cozidos e descascados em água corrente para eliminar os pedacinhos de casca que ficam nos ovos.


- Não deixe alimentos prontos em temperatura ambiente (em cima do fogão, no forno, sobre a pia) por mais de 30 minutos.
- Quando comprar os alimentos, coloque por último no carrinho de compras as carnes, peixes, queijos, iogurtes e outros alimentos perecíveis que necessitam de refrigeração.
- Os produtos que necessitam de refrigeração não podem ficar mais de 30 minutos em temperatura ambiente.
- Lave muito bem com água e sabão os utensílios, tábuas de corte, panelas e pias, mantendo-os rigorosamente limpos.
- Na geladeira, armazene nas prateleiras superiores alimentos prontos para o consumo; os semi-prontos ou pré-preparados, nas prateleiras do meio e os produtos crus, nas prateleiras inferiores, separados entre si e dos demais produtos.
- Nunca utilize produtos vencidos.
- Utilize, de preferência, pescados congelados. No uso de peixe fresco, optar pelo manuseio, tempero e preparação no mesmo dia.
- Reaqueça bem os alimentos cozidos. Não reaqueça o mesmo alimento muitas vezes, quanto mais vezes você reaquece mais gordura trasn os alimentos adquirem
- Evite o contato entre alimentos crus e cozidos.
- Mantenha os alimentos e/ou preparações fora do alcance de insetos e animais.
Não deixe o lixo exposto ou aberto na área de preparação dos alimentos. Limpe a caixa d'água a cada seis meses.
- Utilize somente água tratada ou fervida.
- Despreze as latas de alimentos que estejam estufadas, enferrujadas ou com vazamento. Lave as latas antes de utiliza-las.
- Não consumo alimentos que ficaram por muito tempo fora de refrigeração ou calor (enquanto são assados, cozidos e fritos), alimentos mal cozidos, fora do prazo de validade, com cor e cheiro alterados ou com presença de mofo e bolores.
- Pelo fato de os nutrientes (substâncias químicas contidas nos alimentos) reagirem facilmente como ar e alguns materiais constituintes de utensílios, e também porque o calor pode modificar a estrutura dos nutrientes, devemos ficar atentos a todos os passos e ao tempo gasto no preparo dos alimentos para conservar ao máximo seu valor nutricional.
Hortaliças e Frutas:

- Legumes e frutas devem ser lavados inteiros em água corrente. Os que apresentam casca mais rugosa e resistente podem ser esfregados com uma escovinha. As folhas devem ser lavadas uma a uma, dos dois lados, em água corrente. Se consumidas cruas, colocá-las em uma solução clorada, por 15 minutos, enxague, corte-as com faca inoxidável e utilize logo após o preparo.
- Para cozinhar verduras, de preferência refogue-as sem adição de água para evitar a perda de vitaminas e sais minerais. Ao utilizar legumes, corte a casca bem fina, pois a concentração de nutrientes se encontra próxima à casca.
- Legumes conservam melhor seus nutrientes se mantiverem a casca durante a cocção. Cozinhe somente o suficiente para que fiquem macios.
- Hortaliças como repolho, couve-flor e brócolis (com folhas e talos) devem ser cozidas em panela destampada.
- Sempre que possível, utilize a água de cocção no preparo de arroz, sopa, molho ou outros pratos.
- Evite o uso de bicarbonato de sódio ou outras substâncias químicas para cozinhar os legumes. Essas substâncias reagem com os nutrientes, inibindo sua ação.
- Sucos e saladas de frutas devem ser consumidos logo após o preparo, para não perder suas vitaminas.

Feijão e outras leguminosas:

- Para facilitar a cocção, é aconselhável deixar a leguminosa de molho e cozinhá-la na mesma água para evitar perda de nutrientes. Porém, essa prática libera uma substância tóxica - o fitato - que pode ser eliminada fervendo a leguminosa, por dois minutos, em panela destampada.


Carnes:

-É aconselhável não lavar ou mergulhar qualquer tipo de carne ou peixe em água para que não se percam seus sucos, ricos em nutrientes.
-A carne não deve ser corada em temperatura muito alta, pois nessa condição, ela perde maior quantidade de suco natural, encolhendo mais do que se for submetida à cocção em temperatura média (aproximadamente 150 ºC). Nutricionista Michele Marchese Reginatto


Fonte: EDUCAÇÃO 



Nenhum comentário :