sábado, 7 de junho de 2014

Propriedades do Alecrim




O alecrim, possui origem da região do Mediterrâneo, é uma das ervas consideradas mais completas em relação à saúde, e já se tornou objeto de estudo de cientistas, e tais estudos revelaram suas propriedades benéficas e medicinais. É conhecida como a da alegria, pois seus óleos essenciais aplicados na aromaterapia favorecem os estímulos aos neurônios que enviam a informação de bem estar.
Esta erva necessita de determinados cuidados no seu cultivo para garantir sua qualidade, considerando o solo, o horário de colheita e ainda a delicadeza da colheita.

 alecrin-beneficios mini

Benefícios do Alecrim:

Estimula a regeneração celular;
Tem sido usado para tratar problemas de fígado a centenas de anos;
Remédio natural para problemas respiratórios;
Ajudar eliminar do excesso de água no corpo.
Hálito fresco;
Alecrim pode estimular o crescimento do cabelo;
Ajudar a tratar problemas digestivos;
Rico em propriedades antioxidantes;
Tratamento natural para a artrite;
Remédio natural para enxaqueca;
Ajuda no combate ao câncer de mama, câncer de próstata.


As folhas do alecrim são principalmente utilizadas como condimento, sendo acrescentada em diferentes pratos, e em sua maioria a carne de porco, para dar sabor e aroma exótico no alimento.
Suas propriedades bioativas, tornam o alecrim uma erva benéfica a saúde, podendo ser utilizada como aliado no combate a diversas enfermidades, como tosse, gripe, asma, pressão arterial, dores reumáticas ou contusões, cólicas ou gases, estresse, hemorroida, mau hálito, além de fortalecer os fios capilares, facilita a digestão e emagrece.
Os diversos nutrientes contidos na erva do alecrim, como potássio, magnésio, cálcio, fósforo e várias vitaminas, quando em contato com o organismo, estimulam substâncias que tendem a servir de expectorante, auxiliam ainda na circulação sanguínea estimulando-a, equilibrando assim a pressão arterial, possui ação diurética que favorece a drenagem da gordura que é eliminada na urina, resultando em perda de peso, facilita a digestão, possui também ação calmante, estimula as funções cerebrais e auxilia o funcionamento do intestino.
O alecrim pode ser utilizado como chá, óleo aromático, compressa, tintura ou ainda na culinária temperando os pratos, e em quaisquer dos métodos de uso, é possível obter as propriedades nutritivas de forma benéfica, garantindo a proteção ao organismo.
Possui ainda ação cicatrizante e antimicrobiana, principalmente se é combinado ao álcool 70% em compressas, ou ainda o óleo essencial na composição de cremes e loções para diversas finalidades, como no trato do couro cabeludo ou ainda em pomadas.

Como consumir o Alecrim:


O alecrim é uma erva fácil de achar, principalmente em feiras de alimentos ao ar livre, e podem ser feitos molhos temperados em conservas para consumo junto a saladas, combinando azeite, vinagre, sal e pimenta.

Seu consumo deve ter um controle, já que o excesso pode causar enfermidades como nefrite ou gastroenterite, além disso, não é recomendado o consumo por gestantes ou pessoas que apresentem um quadro clínico de epilepsia, sendo assim, antes de dar início a inserção do alecrim no cardápio, deve ser primeiramente consultado um nutricionista ou nutrólogo, para que possa receber orientações a respeito da melhor forma de consumir e principalmente em relação a quantidade diária que deve ser consumido, considerando ainda as contraindicações.
O alecrim tem um sabor forte, portanto, durante a consulta, considere as diversas formas de consumir o alecrim como beneficiador da saúde, optando pela forma mais fácil de ingestão, dando então início ao consumo de um novo alimento que protege o organismo.
Apesar de o alecrim ser uma erva que serve para tratar e prevenir muitos males, a mesma não opera milagres, sendo assim, para que o organismo tenha um funcionamento pleno e protegido de doenças, considere uma alimentação a base de alimentos saudáveis para obter diferentes tipos de nutrientes, além de considerar a combinação desta nova alimentação com a prática de atividades físicas, podendo ser feita em academia ou ainda um simples caminhada com limite de uma hora, garantindo uma blindagem da saúde, fortalecendo o sistema imunológico, além disso, faça visitas periódicas ao nutricionista e realize sempre os exames de check-up.
Fonte Dieta e bem estar
Deixe seu comentário, o seu contato é muito importante.

Nenhum comentário :