quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Rabanada de forno

Fim de ano está chegando e nada melhor que começar a se preparar os cardápios da festas, e nas festa não pode deixar de faltar a rabanada 

Como a grande maioria das tradições natalinas, a rabanada também é importada. A origem é incerta, o mais provável seja uma incorporação de hábitos franceses – daí como os anglófilos a chamam:French toast. Há informações contraditórias, porém.  - americanos, em geral - que seria uma receita espanhola da Idade Média. dizem que fritar pão não tem exatamente uma origem única, porque seria uma forma generalizada de melhorar o gosto do alimento nosso de cada dia. As rabanadas fazem parte de muitas mesas da consoada em Portugal.
 “rabanada” parece que sinto o cheiro das fatias de pão encharcadas em leite ou vinho, depois passadas no ovo, bem rabanada fritas ou assada e polvilhadas com canela e açúcar. Hmmm... Não dá água na boca? E imagino que não seja só eu. Bom apetite!


Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 20 fatias de pão do tipo francês do dia anterior
  • 3 ovos batidos
  • Açúcar e canela em pó


Comece misturando o leite condensado com uma xícara de chá de água e essência de baunilha. Pegue os pedaços de pão e passe nesta mistura e depois nos ovos batidos.
Escorra as fatias e as coloque em uma assadeira retangular forrada com papel do tipo manteiga, previamente untado. Leve ao forno médio por 15 minutos e ao retirá-las, polvilhe as rabanadas com açúcar e canela e sirva.
Com as receitas para uma ceia completa, certamente você terá uma noite muito especial! E não se esqueça de convidar os familiares e amigos queridos para celebrar. Feliz Natal!

Nenhum comentário :