quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Trevo Vermelho e Suas Propriedades




Propriedades : Diurética, sedativa, estimulante do fígado e bexiga.

Indicações : usado para tratar problemas dermatológicos em crianças, como eczemas, também era indicado e ainda é para para psoríases. Em adultos, é usado para tratar bronquite e tosse, especialmente coqueluche, por sua ação expectorante e antiespasmódica. Traz alívio para os sintomas menopausa, nas mulheres e, nos homens, contribui para diminuir a incidência de Hipeplasia Prostática Benigna (HPB) e de Câncer de Próstata. É eficaz na manutenção dos níveis de HDL, o colesterol bom.

Principios Ativos : isoflavonas, flavonóides, cumarínicos, mucilagens, óleos essenciais, saponinas e derivados cumáricos.

Uso na gestação e na lactação: Contra-indicado.

Contra-indicação: O trevo vermelho é contra-indicado a pacientes com histórico de câncer de mama e durante a gravidez e ou lactação.

Posologia: Usado anteriormente como um sedativo em doses de 4g de flores, atualmente o trevo vermelho é usado principalmente como uma fonte de isoflavonas; Extratos com uma quantidade de isoflavona padronizada (por exemplo, Promensil e Rimostil, Laboratório Novogen, Norte Sidnei, Austrália) são frequentemente usados em ensaios clínicos. Estes comprimidos contém a biochanina A, a formononetina, a genisteina e a daidzeina; O fitoterápico Promensil contém uma proporção maior de biochanina A e genisíeina numa proporção menor de formononetina e daidzeina do que o fitoterápico Rimostil. A dosagem usual é de 40 a 80 mg/dia de isoflavonas total (equivalente a 1 a 2 comprimidos).

Interação medicamentosa: Um efeito aditivo pode ocorrer se os fitoestrogenios do trevo vermelho forem co-administrados com outras terapias hormonais. O uso simultâneo com contraceptivos orais, estrogênio ou terapias com progesterona deve ser evitado; O trevo vermelho contém derivados da cumarina, porém há pouco risco de anomalias anticoagulantes.

Efeitos colaterais: Poucos efeitos adversos com o uso do trevo vermelho foram relatados em ensaios clínicos. A perda do apetite, o edema podai e a dor abdominal foram relatados após a administração de uma dose elevada (4 ou 8mg/kg) de isoflavonas (genisteina, daidzeina, gliciteína). A genisteina e a daidzeina livres e totais desapareceram rapidamente do plasma neste estudo e parecem pouco susceptíveis ao acúmulo no corpo com uso diário de 2 a 3 vezes.

Toxicologia : Os fitoestrogenios do trevo vermelho atuam através dos mecanismos estrogênicos e também geram os mesmos efeitos adversos produzidos pelo estrogênio, incluindo o aumento da incidência de câncer endometrial, ovariano e da mama.
 O trevo vermelho induziu a proliferação de células de câncer de mama sensíveis ao estrogênio em um estudo in vitro. Porém, um outro estudo mostrou que a densidade mamográfíca do peito, um marcador de efeitos estrogênicos e anti-estrogênicos, não foi afetados pela administração de Promensil por 1 ano a mulheres com 49 a 65 anos de idade. 
Um estudo piloto pequeno não encontrou nenhum efeito antiproliferativo no endométrio, associado com o uso de isoflavonas do trevo vermelho; Desordens de iníertilidade e crescimento foram observadas em ruminantes que receberam proporções elevadas de trevo vermelho em sua alimentação. Estes efeitos foram atribuídos à atividade estrogênica do trevo vermelho. Uma síndrome caracterizada pela infertilidade, lactação anormal, distonia e útero prolapso, conhecido como 'clover disease' (doença do trevo), foi observada em ovelhas.


Trevo-vermelho




Deixe seu comentário, o seu contato é muito importante.

Nenhum comentário :