quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Cardo Mariano e Suas Propriedades


Descrição : Planta da família das Asteraceae, também conhecida como cardo-de-santa-maria, cardo-branco, cardo-de-nossa-senhora, cardo-leiteiro, cardo-mariano, cardo-santo, serralha-de-folhas-pintadas. Com folhas verdes escuras, grandes e espinhosas, o cardo-mariano e uma planta anual ou bienal, que cresce entre 1,5 e 3 m de altura. Quando quebradas, as folhas e os caules exudam uma seiva leitosa. As flores vermelho-purpura possuem bordas com espinhas afiadas. As frutas são brilhantes, pintadas, pretas ou cinzenta que são frequentemente referidas como sementes. Estas frutas compoe a parte do cardo-mariano, que junto com seus pelos prateados, caem prontamente.
Parte utilizada: Folhas, flores, raízes, frutos.

Propriedades medicinais: Anti-séptico, aperiente, anticolesterolêmica, antiinflamatória, antioxidante, colagoga, colerética, depurativa, digestiva, diurética, estomacal, hepatoprotetora, hipertensora, má digestão, regeneradora, tônico amargo.



Indicações

As sementes de cardo mariano eram tomadas pelas lactantes para melhorar a produção de leite, uso que continua a ser apropriado. Tem fama de ser um remédio para estados depressivos.
Distúrbios hepáticos : O cardo mariano, de preferência em extrato padronizado, ajuda a manter o fígado saudável. Pode tomar-se sempre que o fígado esteja sob tensão, o que geralmente é visível pelo número elevado de enzimas hepáticas. As sementes contêm silimarina, uma substância que protege o fígado de intoxicações, tendo mesmo a capacidade de impedir a intoxicação após a ingestão de cogumelos venenosos, intoxicação pela ingestão de água poluída. Os problemas de saúde propensos a reagirem bem ao cardo mariano incluem colesterol elevado, hepatite virai aguda e crônica, doença hepática crônica e cirrose causada pelo álcool. Tome-o unicamente por conselho de um profissional em caso de doença hepática ou para proteger o figado durante a quimioterapia. Aparentemente, o seu uso prolongado parece ser seguro.
Contra-indicações/cuidados: Em doses excessivas, o chá pode causar queimaduras nas mucosas das vias digestivas, vômitos e diarréias. Não se deve utilizar quando de problemas renais, úlcera, gastrite e pessoas hipertensas. Não é recomendado o uso por crianças. As sementes só podem ser utilizadas segundo prescrição médica. Pode acumular muito nitrato nas folhas, podendo então ser tôxica
Efeitos colaterais: As sementes não devem ser ingeridas em grandes quantidades. Pode elevar a pressão arterial. Seus efeitos colaterais são: náuseas, problemas estomacais e diarréias leves em aproximadamente 1% dos usuários.
Modo de usar :
Chá das folhas : Ingerida 8 dias antes de uma viagem, evita o enjôo;









Deixe seu comentário, o seu contato é muito importante.

Nenhum comentário :