quarta-feira, 26 de março de 2014

Bala de Banana


Hoje trouxe uma receita de bala de banana  que lembra muito a minha infância, a minha avó Iracema  no  seu fogão de lenha mexendo naquele tacho de cobre preparando suas delicias de doces e compotas  a bala de  banana que ela preparava com tanto carinho para os seus netos comerem durante a semana. Hoje é uma das atrações em nossa lojas. Ah! Tempo bom não volta mais .



Ingredientes


12 bananas nanica

2 e ¼ xícaras de chá de açúcar (pode ser 2 xícaras)
1 xícara de chá de chocolate em pó solúvel
2 colheres sopa de margarina sem sal
Açúcar cristal para polvilhar.

Modo de fazer: 

Corte as bananas em rodelas e amasse-as. Coloque-as em uma panela. Junte os demais ingredientes e leve ao fogo mexendo sempre até soltar do fundo da panela e a banana se desmanchar por completo. Ao começar a se soltar da panela, veja se derreteu toda a banana, senão pode continuar mexendo até que a banana seja completamente dissolvida. Despeje em uma assadeira untada com margarina e aguarde esfriar. Corte em pedaços e passe pelo açúcar cristal. Para vendas, embrulhe-as em papel celofane. Bom apetite!











Deixe seu comentário, o seu contato é muito importante.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Fricassê de bacalhau com creme de milho


Esse Fricassê de bacalhau com creme de milho é imperdível , para o seu fim de semana. Hummm ! Uma delicia!!!




Ingredientes




  • 1kg de bacalhau dessalgado e desfiado
  • azeite de oliva
  • 2 dentes de alho
  • 2 cebolas
  • 2 tomates
  • 1/2 xícara (chá) de azeitonas fatiadas
  • sal a gosto
  • páprica doce
  • salsinha
  • 250 g de requeijão cremoso
  • 300 g de mussarela
  • queijo parmesão

Creme

  • 2 latas de milho verde escorrido
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • sal se necessário.

Modo de preparo





Coloque , o azeite na panela, acrescente as cebolas raladas o alho e os tomates, dê uma boa refogada, junte o bacalhau desfiado, páprica e sal se precisar, junte a salsinha picada, as azeitonas, retire do fogo e acrescente o requeijão mexa e reserve
Bata no liquidificador as duas latas de milho escorridas, duas xícaras de leite e 3 colheres de sopa de trigo.
Em uma panela ponha 3 colheres de manteiga para derreter,junte o milho batido, continue mexendo até engrossar, verifique o sal (lembre-se que o milho e a manteiga tem sal) deixe no fogo uns três minutos, retire do fogo e acrescente o creme de leite

Montagem

Unte o refratário levemente com azeite, despeje o bacalhau espalhando bem, coloque por cima o creme de milho e por último a mussarela ralada ou picadinha,povilhe o queijo parmesão.
Leve ao forno médio até que derreta o queijo
Sirva com arroz branco e batata palha
(by Vera Marinho)

















Manteiga X Margarina

Hoje eu vou falar sobre a diferença entre a manteiga e a margarina as quais usamos no nosso pão de cada dia .Você sabe  qual a diferença ?


As margarinas são as maiores fontes de ácidos graxos trans (AGT) do que a manteiga (1). Os AGT são formados durante o processo de hidrogenação do óleo vegetal e aumentam o colesterol plasmático do tipo LDL (lipoproteína de baixa densidade) (2). Além disso, alguns estudos indicam também que o consumo de ácidos graxos trans (AGT) tem impacto direto no risco de desenvolvimento de doenças cardíacas coronarianas (3).

A manteiga, ao contrário da margarina, é pobre em AGT, porém rica em ácidos graxos saturados (4), que são lípides de origem animal. De acordo com a RDA (Recommended Dietary Allowances), deve-se limitar o consumo da proporção de gordura saturada a um mínimo de 10 % das calorias totais (5) ao dia para afastar o risco de doenças cardiovasculares.

Uma alternativa para se consumir os produtos que sejam fontes vegetais de gordura sem prejudicar o perfil lipídico é substituir a manteiga por “margarinas light”, com quantidades reduzidas de ácidos graxos trans (AGT). Porém, margarinas comuns, de alto teor de AGT, não conferem benefício sobre a manteiga (4).

Observe na tabela abaixo os tipos de gorduras presentes em margarinas e na manteiga (gramas/porção*) (6).

Quantidade de gorduras fornecida por porção de manteiga ou margarina

Produto gordura total (g)gordura saturada (g)gordura trans (g)gordura trans + saturada (g) 
Manteiga 10,87,20,37,5
Margarina bastão11,42,32,44,7 (82% gordura) 
Margarina tubo11,21,91,13,0 (80% gordura)


*uma porção é definida como 13-14 g, aproximadamente uma colher de sopa de manteiga ou margarina

Referência (s)

1. Gillman MW, Cupples LA, Gagnon D, et al. Margarine intake and subsequent coronary heart disease in men. Epidemiology. 1997;8(2):144-9.

2. Mauger JF, Lichtenstein AH, Ausman LM, et al. Effect of different forms of dietary hydrogenated fats on LDL particle size. Am J Clin Nutr. 2003;78(3):370-5.

3. Zock PL, Katan MB. Butter, margarine and serum lipoproteins. Atherosclerosis. 1997;131(1):7-16.

4. Gillman MW, Cupples LA, Gagnon D, et al. Margarine intake and subsequent coronary heart disease in men. Epidemiology. 1997;8(2):144-9.

5. Thomas PR. Diretrizes para Planejamento Dietético. In: Mahan LK, Stump SE, editores. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. São Paulo: Roca; 1998. p. 341-69.

6. McCann A, Pennington JA, Smith EC, et al. FDA's Factored Food Vocabulary for food product description. J Am Diet Assoc. 1988;88(3):336-41.




Fonte Nutritotal















Deixe seu comentário, o seu contato é muito importante.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Dica para remover cravo do nariz



É comum ter pontos negros no nariz, muitas mulheres costumam usar tiras que são vendidas em qualquer loja ou farmácia, mas o problema é que muito caro, comprar sempre que precisar.

Mas o quê você não sabe é que pode-se remover os cravos com itens que temos em casa, utilizando ingredientes de fácil acesso

Já postamos recentemente a cola escolar na remoção de cravo, e pesquisando na internet encontrei outra dica muito interessante com gelatina em pó . o resultado é impressionante.




OBS: A geleia levemente quente, abre os poros facilitando a limpeza, após concluir os passos indicados abaixo, lave o local com água fria, para fechar os poros, deixando sua pele limpa e macia.

Passo a passo

1 – Utilize uma colher de sopa de gelatina em pó e sem sabor e meia colher de leite líquido e coloque no microondas e deixe de 10 à 15 segundos em uma tigela segura. Assegure-se que a mistura é compacta e homogênea. Após esse tempo retire do microondas e verifique se não está muito quente, caso esteja muito quente deixe esfriar até que esteja em uma temperatura suportável e aplique no rosto.
2 – Use os dedos para aplicar uma fina camada do produto caseiro no nariz.
3 – Deixe no rosto por 15 minutos, até secar completamente. Quando a Geleia estiver seca, ela terá uma coloração quase transparente.
4 – Remova a máscara de nariz e olhe, os pontos e a sujeira vão ficar na fina camada de gelatina.
Conselhos e avisos
- Você pode usar esta receita para qualquer área do rosto que tenha manchas pretas, mesmo em áreas como o queixo, testa, mas tome muito cuidado com a pele dos olhos, devido à sua delicadeza.
- Você é responsável pelo que você coloca em seu rosto.
- Deixe a geleia em uma temperatura que a sua pele suporte, ou seja, levemente quente, pois o calor abre os póros, facilitando assim a limpeza da região.
- Caso tenha alergia ao leite você não deve aplicar está fita em seu rosto.
- Contanto que não há risco desfruta dos benefícios do alimento para a pele.
 — com Olga Porto e Rui Porto.

Fonte : Saúde Pública
Deixe seu comentário, o seu contato é muito importante.

Peixes para a Páscoa

Peixes - opção tradicional e saudável para a Páscoa


O prato tradicional da sexta-feira santa traz inúmeros benefícios para sua saúde. O peixe, como todos os alimentos de origem animal, é rico em proteínas de alto valor biológico, ou seja, as proteínas que contém aminoácidos essenciais ao organismo, porque ele não consegue sintetizar. Isso porque alguns aminoácidos o corpo pode fabricar, dependendo de sua necessidade.

Peixes opção tradicional e saudável para a Páscoa

As proteínas participam de várias funções corpóreas, como composição de células, enzimas, hormônios, além de promoverem o crescimento, desenvolvimento e regeneração dos tecidos corporais.
Quem não tem o hábito de consumir este alimento, verá as suas vantagens em relação à alimentação. Os peixes são ricos também em vitamina B1 ou tiamina, que está envolvida em reações químicas como a transformação de glicose em energia. Possuem também grande quantidade de sódio, que controla o equilíbrio de água no organismo e ajuda nos impulsos nervosos. Além de magnésio que normaliza o ritmo cardíaco e auxilia a contração muscular e iodo que participa da produção de hormônios da glândula tireóide.
Os peixes gordurosos como salmão, são ricos em vitamina D que auxilia a absorção de cálcio, fortalecendo ossos e dentes e regulando os níveis de cálcio e fósforo no corpo.
Além de todos os minerais e vitaminas, os peixes possuem quantidades satisfatórias de ácido graxo ômega 6 e ômega 3, principalmente os peixes de água fria e salgada como salmão, sardinha e atum. A ingestão de ácido graxo ômega 3 está associada à redução de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, por reduzem a coagulação sangüínea que causa formação de trombos nos vasos. Diminuem a presença de LDL-colesterol (chamado colesterol ruim ) e aumentam a presença de HDL-colesterol (ou colesterol bom ).
O importante é consumir os dois tipos de ácidos graxos, para que eles estejam em equilíbrio no organismo. Pois o excesso de somente um deles não é ideal, já que um aumenta o processo de coagulação sangüínea e outro diminui este processo.
Os peixes contêm ainda gorduras insaturadas, que não aumentam o nível de colesterol sangüíneo. São as gorduras do tipo monoinsaturada e poliinsaturada, que contribuem para o aumento do HDL-colesterol e a diminuição do LDL-colesterol.
Para tornar a sua refeição de Páscoa mais saudável, consuma junto com o peixe um tipo de cereal (arroz, massa, pão, batata), uma verdura de folha (alface, rúcula, agrião, espinafre, entre outros), um legume (cenoura, abobrinha, beterraba, entre outros) e uma fruta.
Se você queria um bom motivo para introduzir ou aumentar o consumo de peixe na sua alimentação, já encontrou.    






Deixe seu comentário, o seu contato é muito importante.

sábado, 15 de março de 2014

Salada Tropical

Não é por que está acabando o verão que não vamos consumir salada , pelo  contrario a salada deve ser consumida nas refeições como almoço e jantar diariamente , são muito importantes na alimentação e nas dietas, porque são alimentos ricos em fibras e estas contribuem para o bom funcionamento do intestino ajudando na digestão.  São fontes de vitaminas e sais minerais que ajudam a manter o nosso organismo em perfeito funcionamento, proporcionando benefícios a saúde. Por isso vamos consumir salada sim senhor .

  Para aqueles que não abrem mão de uma salada.  Ingredientes:  -4 a 6 folhas de acelga picadas -8 folhas de alface rasgadas em pedaços -2 xícara (chá) de repolho...

Ingredientes

- ½ mamão
- 2 rodelas de abacaxi
- 1 maço pequeno de rúcula

   4 folhas de acelga 
- 1 xíc. (chá) de cenoura ralada
- 2 palmitos picados
- 1 queijo de búfala
- Suco de ½ limão
- 1 col. (sopa) de quinoa em grãos cozidos

Modo de fazer



Pique todas as frutas e reserve. Forre o fundo de uma travessa com as folhas de acelga  e as folhas  verdes e distribua as frutas, a cenoura, os palmitos e a quinoa por cima. Pique o queijo em pedaços bem pequenos com as mãos e espalhe. Tempere com o suco de limão.













Deixe seu comentário, o seu contato é muito importante.

domingo, 9 de março de 2014

Arroz Integral com Bacalhau


Esse prato é tudo de bom, além de ser gostoso é saudável,  por conter fibra do arroz e o peixe que é do bacalhau , Experimente essa delicia !



Ingredientes

- 1 colher (sobremesa) de azeite
- 2 dentes de alho
- ½ cebola
- 400 gramas de bacalhau desfiado (Pode substituir por sardinha)
- 1 xícara (chá) de arroz integral (Pode ser arroz normal)
- Orégano a gosto
- 3 xícaras (chá) de água
- 1 cenoura média
- 1 xícara de ervilha fresca

Modo de preparo

Numa frigideira antiaderente alta, coloque o azeite e refogue o alho e a cebola bem picadinhos, acrescentando pouco a pouco o bacalhau ou sardinha previamente dessalgados. Depois de estar ao fogo (tipo refogado), acrescente o arroz integral cru para fritar um pouco também. Se o arroz mais a mistura do bacalhau estiverem muito espessa ou seca, coloque mais azeite. Enquanto vai mexendo com uma colher, acrescente o orégano a gosto. Acrescente a água. Enquanto vai cozendo, acrescente a cenoura picada em quadradinhos e a ervilha. Mexa e sirva quente.






Deixe seu comentário, o seu contato é muito importante.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Fricassê de Bacalhau

Aqui vai uma receita bem pedidas em buffet , com duas versões diferentes, hoje vou postar   fricassê de bacalhau que é uma delicia para o seu almoço de final de semana e também uma dica  para o almoço de páscoa. Bom apetite !



INGREDIENTES

300 g de bacalhau desfiado e dessalgado
2 caixinhas de creme de leite sem soro
1 lata de seleta
1 tomate picado
1 pacote de batata palha
1 cebola picada
Cebolinha


MODO DE PREPARO

1.Cozinhe as batatas até elas ficarem bem molinhas
2.Amasse-as e coloque o creme de leite e a lata de seleta, misture bem em fogo baixo e reserve
3.Em outra panela , coloque o bacalhau, deixe fritar um pouco e acrescente o tomate, a cebola e a cebolinha, deixe fritar mais um pouco, até ficar meio seco
4.Desligue o fogo e acrescente a outra caixinha de creme de leite
5.Em uma refratária, coloque metade do purê de batatas que ficou reservado
6.No meio coloque o recheio de bacalhau e tampe com o restante do purê
7.Por cima jogue batata palha e leve ao forno para gratinar

Dicas : Servida com arroz branco fica ótimo



Deixe seu comentário, o seu contato é muito importante.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Sucos pós carnaval

Depois de pular o carnaval com muita alegria, é hora de repor o que perdeu durante a folia;  Para aqueles que pularam carnaval , e precisa repor as energias para voltar ao trabalho, trouxe uma  receita , uma vitamina energético para dar o ânimo .


INGREDIENTES
500 ml de Suco de Uva,
2 polpas de AçaÍ
1 Banana Prata
1 colher de sopa de Agave (não precisa ser muito cheia) 

Bata tudo no liquidificador e já está pronto. 
Receitas


Agora se você exagerou na bebida alcoólica e nos petiscos  tem que desintoxicar o organismo pois por mais que se tenha uma dieta saudável, é difícil manter-se livre de qualquer alimento que contenha conservantes. Assim, é importante aprender como desintoxicar seu corpo e ter uma vida mais saudável e equilibrada, e um meio comum de fazer isso é através dos famosos sucos detox


Receitas de sucos detox
Suco para drenagem
Propriedade antioxidante e detox, rico em vitamina C, compostos funcionais e promove a diurese.
Ingredientes
•1 abacaxi em rodelas sem casca
•2 talos de salsão
•2 ramos de hortelã
•1 copo de água
Modo de preparo:
 Higienizar os vegetais, bater tudo no liquidificador e coar. Servir imediatamente.
Suco verde
Propriedade antioxidante e detox, rico em vitamina C e compostos funcionais. Ajuda contra retenção de líquidos e acelera o metabolismo.

suco-verde-antioxidante



Ingredientes
•1 limão com casca
•3 folhas de couve verde
•1/2 pepino japonês com casca
•1 ramo de salsinha verde
•1 colher de sopa de gengibre ralado
•2 rodelas de abacaxi descascado
Modo de preparo

Higienizar os vegetais, bater tudo no liquidificador e coar. Servir imediatamente.
Suco diurético
Propriedade antioxidante e detox, rico em vitamina C, compostos funcionais e promove a diurese.
Ingredientes
•300g de melancia
•200ml de água de coco
•suco de 1/2 limão
Modo de preparo


Bater tudo no liquidificador. Servir imediatamente.
E quanto ao sabor?
Ao olhar para o suco detox, provavelmente ele não lhe lembrará nenhum manjar dos deuses, mas ao ingeri-lo você perceberá que ele é saboroso e seus resultados ao passar do tempo são muito benéficos.

Uma dica para tornar seu suco detox ainda mais saboroso é incluir nele frutas que você goste, pode ser morango, abacaxi, uva, ou qualquer outra fruta de sua preferência. O gosto dela prevalecerá e você irá beber algo saboroso e de grande utilidade para seu organismo. Aproveite também para enfeitar o copo do suco com essas frutas, cortando-as e encaixando num canto da boca do copo. A partir daí basta consumi-lo e desfrutar de seus maravilhosos benefícios!