Dicas da Semana

Formas de reaproveitar os alimentos


Use as sobras de vegetais para incrementar as refeições da família; sem muito trabalho, você evita desperdícios e prepara receitas deliciosas!

Semana passada trouxe uma matéria sobre o desperdícios dos alimentos, e hoje trago uma maneira de reaproveitar os talos e folhas de verduras pois como  todos sabem o Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo. Quase a metade do lixo orgânico que produzimos é composto de alimentos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estimativas mostram que cerca de 4 milhões de toneladas de folhas e talos que poderiam ser aproveitados na alimentação são jogados fora todos os anos. 

"O Brasil produz em torno de 260 mil toneladas de lixo por dia – 1,5 quilo por habitante, o triplo da China. Embora 80% desses resíduos possam ser reaproveitados, o que também inclui o lixo orgânico, uma parcela ainda muito reduzida é reciclada ou destinada para a compostagem", conta Eraldo Patto Pinho, consultor de Sustentabilidade da Topema, empresa que conta com uma área especializada em gestão de resíduos, energia, efluentes e água. Do total de lixo gerado no país, mais da metade (51%) são resíduos orgânicos, compostos por restos de alimentos como carnes, vegetais, frutas, cascas, ossos e sementes. 

"Felizmente, existem soluções para dispor o lixo de maneira mais adequada, porém essas soluções dependem do engajamento da população e de políticas públicas que garantam o correto destino e tratamento do lixo", destaca Eraldo. 

E esse tal engajamento pode começar na cozinha. Usar a criatividade é um dos pontos-chaves para não desperdiçar alimentos em casa. Muita gente nem imagina, mas quando joga fora folhas, cascas e talos, deixa de consumir uma quantidade enorme de vitaminas, minerais e fibras. Logo, jogar no lixo cascas e talos de vegetais é um desperdício, não só de dinheiro, mas também de nutrientes. 
Ingredientes que você acha que não servem para nada (e vão direto para o lixo) podem originar pratos saborosos e surpreendentes. Sobras viram sopas, frutas maduras se transformam em geleias e cascas compõem tortas. Confira a seguir dez receitas elaboradas pelo Conselho Regional de Nutricionistas e comece hoje mesmo a mudar seus hábitos alimentares. De quebra, você ainda ajuda o meio ambiente! 

(Fonte: Revista Super Interessante) 

Reprodução
Verduras jogada no lixo
6. Crepe de folhas de couve-flor

Ingredientes: Molho:
 2 dentes alho; 
2 colheres (sopa) cebola; 
3 colheres (sopa) óleo; 
2 xícaras (chá) tomate picado; 
1 xícara (chá) água morna; sal. 
Crepe: 
200 gramas carne moída a gosto; 
sal; 
2 dentes de alho; 
1 colher (sopa) cebola;
 2 colheres (sopa) óleo; 
4 unidades folhas de couve-flor;
 sal; 
2 fatias médias de mussarela;
 2 colheres (sopa) de salsa. 

Para o molho:


Doure o alho e a cebola em 3 colheres de óleo em uma panela, acrescente o tomate e deixe refogar. 

Retire do fogo, bata no liquidificador, acrescente a água morna, coe e leve para ferver. Salgue e deixe o molho apurar. 
Reserve. Para fazer os crepes, tempere a carne moída com o sal, o alho e a cebola. 
Amasse para formar uma massa de carne.
 Divida a massa em quatro porções, modele quatro hambúrgueres e grelhe com duas colheres de óleo. Reserve. 
Afervente as folhas de couve-flor, uma a uma, em água e sal. Reserve. Retire as partes mais firmes da folhas (talos). 

Crepe de Folhas de Couve-Flor

Recheio

Cada folha com um hambúrguer e ½ fatia de mussarela.

 Dobre a folha como um envelope,
 cubra com molho e leve ao forno quente por 20 minutos.
 Salpique a salsa e sirva quente.

 Dica: Prefira as folhas mais novas e claras, pois são mais tenras. 



Nenhum comentário :