quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Outubro Rosa incentiva a prevenção do câncer de mama em todo o mundo



Campanha Touch MySelf chama atenção para o diagnóstico precoce. 
A campanha Outubro Rosa, que busca a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, ganhou o mundo. Vários monumentos estão iluminados em rosa e não faltam homenagens.
Amigos da cantora Chrissy Amphlett, que foi diagnosticada com câncer de mama e morreu em abril de 2013, lançaram a campanha Touch MySelf, chamando a atenção para a necessidade de as mulheres se cuidarem e buscarem o diagnóstico precoce do câncer. A cantora fez bastante sucesso nos anos 90 com a música “I touch myself", que fala da sensualidade feminina.
No Brasil, cerca de 50 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama por ano. É o tumor que mais mata as mulheres no país. O comentarista de saúde Luís Fernando Correia tirou dúvidas sobre a doença. (Veja no vídeo ao lado).

Sintomas
O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um caroço. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. Portanto, é importante ir ao médico. Outros sinais de câncer de mama incluem:
§  inchaço em parte do seio;
§  irritação da pele ou aparecimento de irregularidades, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja;
§  dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro);
§  vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama;
§  saída de secreção (que não leite) pelo mamilo;
§  caroço nas axilas


O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%, segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – Femama. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença. A detecção precoce é, portanto, uma estratégia fundamental na luta contra o câncer de mama.
Se o diagnóstico precoce é a melhor estratégia, a principal arma para sair vitoriosa dessa luta é a mamografia, realizada uma vez por ano em todas as mulheres com 40 anos ou mais. É a partir dessa idade que o risco da doença começa a aumentar significativamente.
A mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro. Com esse tamanho, o nódulo ainda não pode ser palpado. Mas é com esse tamanho que ele pode ser curado em até 95% dos casos.

Autoexame

Durante muito tempo, as campanhas de conscientização para o câncer de mama divulgaram a ideia de que o autoexame das mamas, baseado na palpação, era a melhor forma para detectá-lo precocemente. Mas o tempo passou, a medicina evoluiu e as recomendações mudaram.
O autoexame continua sendo importante – mas de forma secundária. Ele é essencial para que a mulher conheça seu corpo, em especial sua mama, e possa perceber qualquer alteração. O autoexame pode ser feito visualmente e por meio da palpação, uma vez por mês, após o final da menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o ideal é definir uma data e fazê-lo uma vez ao mês, sempre no mesmo dia. Entretanto, ele não substitui a importância do exame clínico feito por um profissional da saúde por meio da palpação e, menos ainda, a mamografia.
É fundamental que, além do autoexame, todas as mulheres acima dos 40 anos façam seus exames de rotina, entre eles a mamografia. Só ela pode detectar precocemente um nódulo pequeno e aumentar muito as chances de cura.







Deixe seu comentário, o seu contato é muito importante.

domingo, 5 de outubro de 2014

Patê de grão-de-bico

Essa receita me faz lembrar de uma pesquisa feita sobre leguminosa tem alto teor de fibras e está associada à redução do colesterol e ao controle da obesidade. E tais benefícios atuam contra o diabetes do tipo 2; controle das taxas de açúcar no sangue. Aproveite também os efeitos preventivos do vegetal contra a pressão alta, doenças do coração e câncer colorretal.

Ingredientes:

• 1 xícara (chá) de grão-de-bico
• 1 colher (sopa) de leite de soja em pó dissolvido em 1 xícara (chá) de água
• 2 colher (chá) de azeite extravirgem
• ½ colher (chá) de sal
• 2 ramos de salsinha picada
• 3 talos de cebolinha picada
• 1 pacote de pão sírio integral cortado em fatias pequenas






Modo de preparo:

Cozinhe o grão-de-bico com o leite dissolvido em fogo baixo por cerca de 10 minutos. Bata todo o conteúdo da panela, inclusive o líquido, no liquidificador até chegar a uma mistura cremosa e homogênea. Tempere com o azeite, o sal e as ervas. Misture bem, coloque em um recipiente e sirva como acompanhamento para o pão. Se preferir que o pão seja crocante, tempere-o com um fio de azeite e torre-o no forno por 5 minutos.








Deixe seu comentário, o seu contato é muito importante.