terça-feira, 30 de abril de 2013

Diferentes tipos de arroz




Varie o arroz e deixe seu prato mais nutritivo


Diferentes tipos de arroz



 Presente em todas as casas dos brasileiros, o arroz é uma planta da família das gramíneas, ótima fonte de carboidrato e é um dos cereais mais cultivados do mundo.
Diferencia-se o arroz em função dos tratamentos a que é submetido após a colheita e há uma enorme gama de nomes.
Publicidade
Se você se depara com uma grande variedade de arroz nas gôndolas dos supermercados e se perde por não saber a diferença entre cada um deles, vamos te dar uma mãozinha.
Arroz branco (Polido)
O arroz do dia a dia não é o mais nutritivo, pois tem sua casca retirada durante o processo de fabricação, porém é rico em carboidrato. Tem seus pontos positivos de ser o mais barato, fácil acesso e de preparo mais rápido.
Integral
Este tipo de arroz mantém a camada externa, o farelo, pois não é polido ou refinado. Por esta razão ele tem uma aparência mais escura e uma consistência mais firme.
Seu consumo tem aumentado devido as suas qualidades nutricionias, possui mais quantidade de manganês, selênio e vitamina do complexo B do que o arroz comum, além de ter um alto teor defibras, que ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino. Na hora do preparo, requer mais água que o arroz comum.
Parboilizado
É o arroz processado por um método que consiste em tratar os grãos em água fervente, o que faz com que os nutrientes da casca passem para a parte interna do grão. Não há nenhum aditivo químico neste processo. Se difere do arroz comum pelo seu valor nutritivo (vitaminas do complexo B), mudança de coloração e sabor. Seu consumo também vem aumentando e deve ser preparado da mesma forma que o arroz branco.
Arbóreo
Utilizado para preparações de risoto, cujo nome significa arroz pequeno, este tipo de arroz é cultivado na Itália. Como tem uma casca grossa e um grão mais resistente, este arroz resiste ao cozimento prolongado e ao movimento constante da colher sem que vire uma papa. Ele concentra bastante amido, o que confere aquela consistência cremosa.
Negro
Originário da China, onde é plantado há mais de 4000 anos, era conhecido como "arroz proibido" por ser um alimento exclusivo do imperador chinês. Tem um sabor rústico e seu preparo deve ser al dente. Ele tem um elevado teor de ferro e antioxidantes, que combatem os radicais livres.
Selvagem
Não é exatamente um arroz, é um tipo diferente de gramíneas mas é um cereal riquíssimo em fibras. Não é muito encontrado no Brasil, apenas em lojas especializadas de produtos naturais. Com grão longo e escuro, pode ser preparado sozinho ou misturado a outros tipos de arroz, da mesma forma que o arroz comum, apesar de exigir mais água no preparo.
Arroz Japonês
Utilizado na culinária japonesa, tem característica seus grãos unidos, devido a grande quantidade de amido. Seus grãos são curtos, curvados e um pouco transparentes.
Vermelho
No Brasil, o arroz vermelho é cultivado no estado do Maranhão e na Paraíba, onde é muito usado na culinária. O modo de preparo é o mesmo que o arroz branco, porém apresenta muito mais ferro, zinco e fibras.
Jasmine e Basmati
Conhecidos como arroz aromático, possuem grãos longos e podem ser utilizados em ocasiões especiais para variar o cardápio. Possuem os mesmo valores nutricionais que o arroz polido e não há segredos no modo de preparo, apenas cozinhar com água e sal.
Por:
Gabriela Cuesta
Nutricionista - CRN-3 35.584

Alimentos para diminuir o colesterol e triglicérides

Alimentos para diminuir o colesterol e triglicérid


Está cada vez mais comum pessoas que estão com os níveis de colesterol e/ou triglicérideselevados. Isso se deve principalmente ao tipo de vida que as pessoas estão levando: má alimentação, sedentarismo, estresse e outros fatores que contribuem para isso.
Depois de descobrir que essas taxas estão alteradas, o primeiro passo é excluir uma série de alimentos, geralmente fontes de gorduras e açúcares.
Publicidade
Além disso, indicar melhores hábitos como praticar exercícios regularmente também se faz necessário. Mas outro ponto que pode ajudar também é o de incluir alimentos que possam também colaborar em regularizar esses níveis de gordura no sangue, e é justamente sobre esses alimentos que vou escrever um pouco.
Veja quais são esses alimentos e porque eles podem te ajudar:
Soja - A soja possuiu efeitos protetores sobre as doenças cardiovasculares e consequentemente sobre os níveis do colesterol HDL(aumento) e LDL(diminui). Isso acontece devido a presença das isoflavonas presentes na soja.

Aveia e Linhaça - Estes dois cereais são fontes de fibras e só por isso já colaboram em melhorar os níveis de colesterol e triglicérides no sangue. A aveia, possui um tipo de fibra solúvel chamada beta-glucana que de acordo com vários estudos realizados diminui o LDL (colesterol ruim). Já a linhaça possui considerável quantidade de ômega 3 em sua composição que também diminui o LDL e ajuda aumentar o HDL (colesterol bom).

Peixes - São fontes de ômega 3, que ajuda a controlar o colesterol e os triglicérides. Eles inibem a formação de plaquetas e a coagulação sanguínea, evitando trombos, prevenindo as doenças cardiovasculares.

Suco de uva - Quanto mais natural melhor, se possível feito com a casca, assim você obterá uma substância chamada resveratrol, um poderoso antioxidante que ajuda na redução do colesterol.

Castanha do pará - O consumo regular dessa oleaginosa auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. Os ácidos graxos insaturados presentes nela são os responsáveis por esse benefício, uma vez que eles ajudam na diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue, e colaboram com o aumento do HDL.

Fitoesteróis - São substâncias semelhantes ao colesterol e são pouco absorvidas pelo intestino e competem com o colesterol, contribuindo para que este seja menos absorvido e, desta forma, auxiliam na redução dos níveis de colesterol total no sangue. As principais fontes são nozes, semente de girassol, soja, canola, trigo, milho, feijões, abacate, legumes e verduras. Também são encontrados, comercialmente, enriquecendo produtos como cremes vegetais, iogurtes e leite.
Roberta dos Santos Silva 
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113


domingo, 28 de abril de 2013

Empadão de frango


  
                             


Ingredientes:

 Massa:

1 kg de farinha de trigo sem fermento
500 grs de margarina
1 1/2 de creme ou sopa de cebola
1/2 colher de sobremesa de sal
Recheio:

2 tomates picados sem sementes
1 pimentão verde médio picado em tiras
1 cebola branca média cortada em cubinhos
800 g de filé de peito de frango desfiado e temperado Rica (ou pode 1kg de peito de frango cozido desfiado)
1 cubo de caldo de galinha
1/2 xícara de azeite para refogar os temperos
2 dentes de amassados
1 sachê de Molho Pronto de sua preferência
1 maço de cheiro-verde picado
2 copos (200grs) de requeijão
2 gemas misturadas com 1 fio de azeite para pincelar o empadão

Modo de Preparo
Coloque numa vasilha funda a farinha, margarina, o creme ou sopa de cebola e  o sal
Misture com as mãos até que consiga ter uma massa homogênea, faça uma bola, cubra com um pano de prato limpo e seco e leve à geladeira por 20 minutos

Recheio:

Coloque o azeite numa panela funda e alta, refogue a cebola e quando estiver dourada, acrescente os tomates, o pimentão e o caldo de galinha
Deixe apurar

Coloque o peito de frango cozido e desfiado, o sachê de molho pronto e cheiro-verde
Se estiver com muito caldo pode engrossar com uma mistura água e amido de milho ou farinha de trigo

Deixe engrossar,prove  o ponto de sal


Montagem:

Forre uma fôrma de sua preferência, com metade da massa que não ficar muito grossa, espalhe o recheio e por cima vá colocando o requeijão com uma colher
Não espalhe
Cubra com o restante da massa, pincele com as gemas misturadas com o fio de óleo
Leve para assar em forno médio (180º) pré-aquecido por 45 a 50 minutos
Deixe esfriar para cortar e comer
Fica uma delícia
Para acompanhar pode fazer uma salada de alface com rúcula e arroz branco
É só comer e saborear



quarta-feira, 24 de abril de 2013

Receitas variadas de arroz e feijão





Vocês pediram e eu estou enviando receitas variadas do arroz e feijão. Agora é só degustar essa delicia !!!

Arroz o Popeye 

Ingredientes 

• 1/2 cebola ralada 

• 1 xícara de espinafres cozidos picados

• 1 colher de sopa de óleo vegetal

• 1 xícara de cogumelos em lâminas 

• 2 xícaras de chá de chá de arroz integral limpo e lavado 

• 4 xícaras de chá de chá de água 

• sal a gosto. 


Modo de preparo 

1. Coloque numa panela não aderente o óleo, junte a cebola e refogue-a.

2. Adicione o arroz e refogue-o até secar. Junte a água. 

3. Após 5 minutinhos de fervura, ponha os cogumelos e os espinafres e cozinhe até que o arroz esteja
macio.

Almôndegas de feijão 

Ingredientes 
• 2 xícaras de feijão carioquinha ou roxinho cozido e temperado 

• 1 xícara de arroz polido ou integral cozido e temperado 

• 2 ovos 

• 2 colheres de farinha de trigo 

• 2 colheres de salsa picada 

• Sal a gosto 

• Óleo para fritura 


Modo de preparo

1. Coloque o feijão e o arroz prontos num recipiente e amasse bem com um garfo. 

2. Misture os ovos, a farinha de trigo, a salsa e continue amassando. 

3. Verifique o sal. 


5. Deixe esfriar, enrole, passe na farinha de rosca e doure em óleo bem quente 


*Fonte: Marisa Resende Coutinho, nutricionista do Hospital São Camilo (SP) 

Arroz e feijão: conheça os principais tipos e seus benefícios


Arroz e feijão: conheça os principais tipos e seus benefícios para a alimentação infantil
   Recebemos  solicitação para falar sobre a importância do arroz e feijão essa dupla que está na mesa de milhares de brasileirinhos. 

A dupla queridinha dos brasileiros, além de gostosa, é fonte de nutrientes essenciais para o corpo humano. Descubra quais são eles e confira duas receitas diferentes que as crianças vão adorar

Tem combinação mais perfeita do que arroz e feijão? Além do sabor delicioso, os dois juntos formam um pacote completo de vitaminas e nutrientes. O carboidrato do arroz dá a energia de que seu filho precisa para enfrentar a rotina do dia a dia e a proteína e o ferro do feijão fazem bem principalmente para intestino, coração e sistema imunológico. Isso sem contar a abundância de vitaminas do complexo B e cálcio, importantes para a manutenção das células, fortalecimento dos ossos, cabelos e unhas, reparação muscular e prevenção de doenças, como anemia e diabetes. Ufa! Quanta coisa boa num prato só!

E o melhor é que não é preciso fazer esforço nenhum para colocar arroz e feijão no cardápio das crianças: elas adoram e consomem quase todos os dias. Mas, você sabia que existem vários tipos de cada um deles? Isso significa que dá para variar bastante na cozinha e, de quebra, ainda apresentar novos sabores ao seu filho. Abaixo você confere um dossiê sobre os principais tipos desses ingredientes e aprende duas receitas que as crianças vão amar. 
ARROZ 

Branco (ou Polido) 

É o tipo mais comum entre os brasileiros, além de ser de simples preparo e o de preço mais barato nas gôndolas do mercado. Só não é o tipo mais nutritivo. Isso porque a maior parte das vitaminas fica na casca, que é retirada para que o grão seja polido e ganhe aspecto branquinho e brilhante.

Parbolizado
As opiniões geralmente se dividem sobre esse tipo de arroz. Ou as crianças gostam muito ou detestam. O gosto é mais forte, a cor é amarronzada e o grão fica um pouco mais duro do que o tipo branco. Isso acontece porque, depois de colhido, é colocado em água fervente, processo que garante a migração dos nutrientes da casca para a parte interna. Por causa desta “preparação”, o parboilizado é um dos tipos mais completos quando o assunto é vitaminas.

Integral
Assim como o do tipo branco, o arroz integral também tem a casca retirada, porém, não passa pelo processo do polimento, o que justifica a cor mais escura e o maior valor nutricional. A textura e o gosto também ficam mais acentuados e, por isso, o processo de preparo pode ser mais demorado (às vezes demora até 30 minutos para ficar pronto). Duas vantagens deste tipo é que ele é rico em fibras, o que contribui para o bom funcionamento do intestino, e de menor valor calórico. 
Arbóreo 
Este veio direto da Itália e é muito usado no preparo de risotos, uma vez que seu formato e composição ajudam na absorção do tempero. O valor nutritivo, porém, é semelhante ao do arroz branco: muito carboidrato e pouca fibra.
Japonês 
É a alta concentração de amido que faz os grãos ficarem mais unidos. A falta de valor nutritivo (também é polido) é compensada quando ele é combinado com peixes na culinária japonesa. 
Basmati 
Este tipo de arroz de formato mais alongado veio da Índia. Existe em versão polida e integral e geralmente é usado para o preparo de Paella, prato típico da Espanha, mas que os brasileiros adoram. 
Preto 
Ainda novidade por aqui, os pequenos podem torcer o nariz quando se depararem com este tipo de arroz. Isso porque, como o nome já diz, ele é totalmente preto e tem um sabor mais adocicado, o que pode causar estranheza. Mas, ele é muito rico em vitaminas e componentes antioxidantes. Vale a pena experimentar. 
FEIJÃO 
Carioquinha 
Marrom rajado é o tipo mais consumido pelos brasileiros. É rico em ferro e proteínas que ajudam no bom funcionamento do organismo. É um dos alimentos mais indicados no combate à anemia.
 Preto 
Ingrediente principal de um dos pratos mais amados dos brasileiros: a feijoada. É rico em fibras que ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue em dia.

Fradinho 
Também conhecido como feijão-de-corda, é uma das bases da culinária nordestina. Seu sabor é bem acentuado, mas as propriedades nutricionais são ótimas para regular os níveis de colesterol. 
Branco
De uns tempos para cá, este tipo se tornou o queridinho das dietas. Tudo graças ao poder de promover saciedade e de bloquear o aproveitamento de carboidratos no organismo. Por isso, não deve ser muito consumido por crianças. Mas, vez ou outra, na salada, pode ficar delicioso!

Azuki 
Este tipo de sabor levemente adocicado é muito utilizado na culinária japonesa, inclusive no preparo de doces típicos. Tem propriedades diuréticas que previnem problemas como pedras nos rins e vesícula. 
Para fugir do óbvio 
Que tal usar estes dois queridinhos gastronômicos para estimular seu filho a experimentar novos sabores? Veja abaixo duas receitas diferentes: 
 



Sopa de Ervilha



São tantas receita variada de sopa , que para incrementar trouxe a sopa de ervilha, só de olhar, deixar qualquer um com água na boca . Vamos a receita .





Ingredientes


1.    500g de ervilha desidratada ( de pacote)

2.    300g de bacon

3.    300g de costelinha defumada

4.    1 cebola bem picada

5.    3 colheres de oléo


MODO DE PREPARO


1.    Na panela de pressão coloque o oléo refogue a cebola, e frite o bacon

2.    Após o bacon bem frito, acrescente a costelinha defumada e refoque um pouco

3.    Depois coloque a ervilha e encha a panela de agua abaixo da marca do cabo da panela

4.    Cozinhe por 25 a 30 minutos

5.    Após cozida mexa para dissolver os pedaços de ervilha que restaram

6.    Deixe fritar bem o bacon até sair toda a gordura



Dicas : essa sopa pode ser acompanhada por torrada e pão , polvilhada com com um fino queijo parmesão . Fica irresistível!!!! 



terça-feira, 23 de abril de 2013

Os perigos do refrigerante


O que acontece quando você acaba de beber uma lata de refrigerante.

Primeiros 10 minutos

10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente.
Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.

20 minutos

O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina.
O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (É muito para este momento em particular).


40 minutos

A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.

45 minutos

O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína..)

50 minutos

O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo.
As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina, ou seja, está urinando seus ossos, uma das causas das OSTEOPOROSE.

60 minutos

As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina.
Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam..
Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar.
Ficará irritadiço.
Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.
Dentistas alertam que o consumo dessas bebidas pode manchar os dentes, levar ao aparecimento de cáries e também provocar a erosão do esmalte. O refrigerante contém ácido fosfórico que destrói o esmalte do dente, explica a dentista Vivian Farfel. O esmalte não se recompõe e o dente fica desgastado, como se uma lixa tivesse sido passada nele, e também com manchas acastanhadas, além de mais sensível. Isso significa que é preciso restaurá-lo.
Prof. Dr. Carlos Alexandre Fett
Faculdade de Educação Física da UFMT
Mestrado da Nutrição da UFMT
Laboratório de Aptidão Física e Metabolismo
Consultoria em Performance Humana e Estética

BOLO DE GOIABADA CREMOSA





 
INGREDIENTES
. 4 ovos
. 1 xícara (chá) e 6 colheres (sopa) de açúcar
. 6 colheres (sopa) de farinha de trigo

. 1 colher (sopa) de fermento em pó

. 500 g de goiabada
. 3 1/2 colheres (sopa) de conhaque
. 1/4 de xícara (chá) de leite
. 2 embalagens de cream cheese (300 g)
. 1 lata de creme de leite sem soro

MODO DE PREPARO
Prepare a massa:
Bata as claras em neve, acrescente 6 colheres (sopa) de açúcar e as gemas, uma a uma. Misture delicadamente a farinha de trigo e o fermento. Coloque em uma forma de 24 cm de diâmetro untada com margarina e enfarinhada. Asse no forno, preaquecido, a 200 ºC durante 30 minutos ou até que, espetando um palito, o mesmo saia seco. Deixe amornar e desenforme.

Recheio
Derreta a goiabada junto com 3 colheres (sopa) de conhaque em banho-maria. Misture bem e deixe esfriar.

Calda
Misture o leite e 1/2 colher (sopa) de conhaque e reserve.

Montagem
Corte o bolo em três discos, umedeça com a calda, recheie e leve à geladeira por 2 horas.

Cobertura
Misturando bem em uma tigela o cream cheese, o creme de leite e 1 xícara (chá) de açúcar, até formar um creme. Deixe na geladeira durante 30 minutos antes de aplicar.

Recheie o bolo e decore com pequenas porções de goiabada.

Dica: substitua o cream cheese por ricota passada no processador de alimentos.

Bom Apetite !!!Seu comentário,  é muito importante.

Pudim de pão delicioso

 Foto Rogério Voltan


Rendimento: serve 6 pessoas 
Tempo de preparo: 45 min 
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 lata de leite integral 
5 ovos inteiros 
150 g de uvas-passas pretas 
50 ml de vinho do Porto 
150 g de miolo de pão amanhecido 
150 g de açúcar
Modo de fazer
1. Faça uma calda de açúcar na fôrma onde o pudim será assado. Deixe dourar levemente. 
2. Deixe as uvas-passas de molho no vinho do Porto. Reserve. 
3. Coloque o miolo de pão em uma tigela e umedeça com o leite integral. Deixe o pão bem amassado. 
4. Bata no liquidificador os ovos, o leite condensado e o pão umedecido, até o líquido ficar bem homogêneo. 
5. Despeje o líquido na fôrma untada com a calda de açúcar. Escorra as uvas-passas e coloque-as cuidadosamente na mistura. 
6. Cubra a fôrma com papel alumínio e leve para assar em banho-maria, no forno preaquecido a 180°C, por 
aproximadamente 45 minutos. 
7.
 Deixe esfriar um pouco e retire da fôrma ainda morno.


DICA: caso não queira usar uvas passa, pode substituir por coco ralado