terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Dicas Para Equilibrar os Hormônios




As seguintes sugestões ajudam a equilibrar e aliviar a maioria dos problemas relacionados com desequilíbrios hormonais.
Produtos Orgânicos Frescos
Frutas e verduras, pelo menos 5 porções ou mais por dia. Grãos integrais, como aveia, pães e arroz. Prefira, se possível, alimentos orgânicos (cultivo sem o uso de pesticidas artificiais, herbicidas e organismos geneticamente modificados).

Nozes, Sementes e Peixes Gordurosos

Sementes de girassol e de abóbora ingeridas com cereal ou salada temperados com azeite de oliva. Peixe arenque, cavala e sardinha, consumo até 4 vezes por semana. Entretanto, as grávidas ou amamentando reduza para 2 vezes.

Água
Quantidade de água ou refrescos de frutas deve ser proporcional à necessidade física. Procure o equilíbrio do consumo, beba aos poucos, em média 2 litros por dia. O excesso faz mal a saúde.

Fibras
Se houver uma tendência à prisão de ventre, ajuda o consumo da casca de psyllium misturado com água duas vezes ao dia. Essas cascas incham no intestino e estimulam a absorção das toxinas pelas paredes intestinais e, assim, facilitam a sua eliminação.

Preste a Atenção nos Alimentos Enlatados e Industrializados

Faz necessário ler nos rótulos dos produtos alimentares as informações antes de comprá-los. Evitar produtos que contém aditivos, conservantes e adoçantes artificiais.

Reduza o Consumo de Cafeína
Compreende-se chás, café, chocolate e refrigerantes.
Evite Açúcar
Tanto refinado quanto o mascavo não apresentam valor nutricional para o organismo e lançam enorme quantidade de insulina na corrente sangüínea.


Vitaminas e Minerais
Alho, de preferência como suplemento diário. Ele exerce um efeito positivo sobre as células.
O zinco atua no sistema reprodutor. Responsável pela produção normal de óvulos nas mulheres e a produção de espermas saudáveis nos homens.
As vitaminas do complexo B são necessárias para o fígado, que é um ótimo desintoxicador e livra o corpo dos excessos de estrógenos.
A raiz de falso unicórnio tem-se mostrado eficaz na melhora do funcionamento dos ovários.
A echinacea fortalece o sistema imunológico e também pode ajudar o corpo a destruir as células anormais.
ATENÇÃO ESPECIAL

Ovários Policísticos
- Comer alimentos que contenham estrógenos naturais, como grão- de- bico e produtos de soja.
- Evite mudanças súbitas nos níveis de açúcar no sangue. As oscilações afetam as funções hormonais.
- Bebidas estimulantes como chá, café, refrigerantes, álcool e chocolate estimulam as glândulas supra-renais. Elas produzem andrógenos em demasia, que são hormônios masculinos, cujo excesso pode afetar a ovulação.
- Ingerir cromo, um suplemento importante para quem sofre de SOP (síndrome de ovário policístico), pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e a regular os níveis de insulina no corpo.

BOLO DE CÔCO (GELADO)



Final de semana chegando, e já começamos a nos preparar para a sobremesa, essa receita de bolo de coco, é uma delícia . geladinho hum!







BOLO DE CÔCO (GELADO) 

INGREDIENTES
MASSA:
05 ovos
03 xícaras (chá) de açúcar
01 xícara (chá) de leite
02 xícaras (chá) de farinha de trigo de ótima qualidade
01 colher (sopa) de fermento em pó

INGREDIENTES
CALDA:
400g de leite condensado
400 ml de leite
200 ml de leite de côco

Côco ralado fresco para cobertura

MODO DE FAZER

Separe as claras e bata-as em neve. Adicione as gemas, bata novamente e depois adicione o açúcar, continue batendo. Adicione o leite e depois a farinha e o fermento. Coloque para assar em fôrma untada em forno pré-aquecido a 180º C por 39 minutos ou até a massa ficar firme e dourada. Faça o teste do palito.

CALDA
Misture os ingredientes líquidos, depois banhe o bolo ainda quente com a calda e deixe esfriar. Esfarele o côco ralado por cima do bolo, embrulhe no papel alumínio e leve à geladeira.

Deliciem-se !!!

sábado, 26 de janeiro de 2013

Petit gateau rápido de fazer


A sobremesa mais vendida em restaurantes é o petit gateau. Se você gosta de chocolate, nunca vai resistir a esta combinação perfeita de quente e frio. Abuse da sua criatividade sirva com  sorvete  e frutas da estação . É uma delicia !!!




Ingredientes:
  • 2 ovos
  • 2 gemas
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 5 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 200g de chocolate em barra meio amargo ou ao leite derretido
  • 5 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 6 forminhas para petit gateau untadas e enfarinhadas

Modo de fazer:

  • No liquidificador, bata as gemas com o açúcar e os ovos.
  • Vá colocando a manteiga aos poucos e em seguida adicione a farinha de trigo.
  • Em uma tigela, misture todo o conteúdo do liquidificador no chocolate até ficar homogêneo.
  • Distribua nas forminhas e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por sete minutos.
  • Sirva com sorvete de creme e calda de sua preferência(chocolate,morango ou caramelo).

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

BOLO DE MEL E PASSAS


          

Ingredientes
.3 e 1/4 xícara de farinha de trigo
.1 xícara de mel
.1 xícara de passas pretas
.1/2 xícara de açúcar
.1/2 xícara de água
.1/2 xícara de óleo
.2 colheres (chá) de fermento químico
.1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
.1/2 colher (chá) de cravo em pó
.1/2 colher (chá) de sal
.4 ovos

Cobertura
.1/2 xícara de mel

Acessório
.Assadeira de 27 x 40 cm untada com manteiga

Modo de preparo

Bata na batedeira as gemas com o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte o óleo e o mel e continue batendo até a mistura ficar cremosa e leve.
Aqueça o forno em temperatura média.
Em outra tigela, peneire três xícaras da farinha e acrescente o sal, o fermento, o bicarbonato e o cravo.
Aos poucos, adicione a mistura de farinha às gemas e misture, alternando com a água, até ficar homogêneo.
 Passe as passas na farinha restante e junte-as à massa. Misture cuidadosamente. Bata as claras até obter picos firmes. Junte à massa e misture delicadamente até ficar homogêneo.
Transfira para a assadeira e leve ao forno por 35 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo.
 Retire do forno e deixe amornar. No momento de servir, corte o bolo em pedaços e cubra-os com o mel. 

Dica:
Você pode substituir o suco de laranja por suco de maracujá ou leite de coco. Que Delicia !!!!! Bom Apetite !!! Mande seu comentário.

Substitua os petisco


Substitua os petisco da praia por pratos saudáveis

Além de calóricos, eles podem fazer mal à saúde
Passar o dia inteiro na praia pode ser uma delícia, mas nos preocupamos tanto com a diversão e o descanso que a alimentação acaba sendo deixada de lado. Quando a fome aperta, a primeira ocorrência é o vendedor ambulante, com o isopor cheio de alimentos que, além de calóricos, podem causar um prejuízo danado à sua saúde. "Os petiscos vendidos na praia podem oferecer risco à saúde, principalmente os que são feitos sem higiene", afirma a nutricionista Gabriela Marcelino, da Congelados da Sônia, no Rio de Janeiro. 

Ela conta que alimentos à base de proteínas, por exemplo, precisam permanecer em uma temperatura adequada para não estragar. "Na praia, é legal você levar algo de casa, preparado com higiene e conservado na geladeira até a hora de sair. Para transportar, deve-se levar tudo dentro de uma bolsa isotérmica", aconselha a nutricionista. Confira as substituições mais saudáveis para os famosos petiscos de 
praia.   

1 Queijo coalho
Esse tipo de queijo além de ser calórico, deve ser mantido em temperatura de refrigeração – o que na praia fica difícil “ Cada 100g dele contém 343kal. Mas não é só a caloria que preocupa nesse petisco, a quantidade de sódio também é alta” , diz a nutricionista Gabriela Marcelino
2 Substitua por: queijo pasteurizados
Aproveite a sua bolsa térmica para carregar consigo queijos pasteurizados UHT, aqueles vendidos em embalagens individuais “ Além de práticos, não necessitam refrigeração e contêm sódio”, diz Gabriela.

Camarão
Para a nutricionista Gabriela, essa opção é permitida com cautela, e desde que comprada em um quiosque de confiança, onde é possível vê-lo sendo preparado. Segundo a tabela 100g desse alimento conta com 308 kcal. Mas o problema maior é a fritura. "O camarão frito é prejudicial por possuir muita gordura saturada, que aumenta o risco de doenças cardiovasculares", afirma a nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo. 

2. Substitua por: Camarão no bafo.

"Se você já é frequentador assíduo e conhece o dono do quiosque, peça a ele que faça a sua porção no 'bafo' da frigideira, sem adição de óleo, assim a caloria diminuirá", aconselha Gabriela. Se não for possível, Paula dá a dica: "Coloque um guardanapo de papel em cima do prato que vai servir o camarão, assim ele absorverá um pouco da gordura da fritura"
Sorvete de massa 

1 Ele refresca, mas pode ser bem calórico. Uma bola (60 g) de sorvete napolitano, por exemplo, tem 108 kcal, dependendo do fabricante. "O sorvete de massa tem um acúmulo muito grande de gordura saturada e trans, já que seus principais ingredientes são derivados do leite", justifica Paula Castilho. 

2. Substitua por: Picolé de frutas. 

O picolé é uma boa opção para refrescar sem acumular muitas calorias no cardápio. "Um picolé de abacaxi de 60 g, por exemplo, possui 64 kcal e nenhum tipo de gordura", afirma a nutricionista Gabriela Marcelino.  

Pastel frito 

O pastel deve ser evitado, assim como coxinhas, risoles e similares. ?Como toda fritura, eles têm calorias altas e nem sempre a qualidade do óleo utilizado é boa", afirma Gabriela Marcelino. Um pastel de carne com 50 g tem, em média, 165 kcal, e um pastel de queijo com o mesmo peso, 170 kcal. 

2. Substitua por: salgados assados 

Se, pra você, o salgado é uma maneira prática de se alimentar na praia, que tal dar preferência aos tipos assados, como um quibe ou esfiha? Eles não têm adição de óleo e, segundo a nutricionista Paula, contam com, aproximadamente, 80 kcal por unidade.  

Amendoim 

Por si só, ele não é um alimento perigoso, já que se trata de uma oleaginosa - grupo alimentar conhecido pelos benefícios ao coração. O problema está no excesso, seja na quantidade ou no sal adicionado. ?Um 'canudo' daqueles vendidos na praia contém 208 kcal. Por  conta da quantidade de sal adicionado nele, não é recomendado o consumo de grandes quantidades", diz Gabriela Marcelino. 

2. Substitua por: Petiscos desidratados 

Juntar uma porção de alimentos desidratados e carregar consigo na praia é uma solução prática, gostosa e saudável. "Você mesmo poderá fazer o seu petisco. Use frutas desidratadas - como maçã, abacaxi, - soja torrada, castanha de caju sem sal, ameixa e damasco. Misture,  e coloque em saquinhos", ensina a nutricionista. 
1 Milho verde com manteiga 

Assim como o amendoim, não é o milho sozinho que causará danos à dieta e à saúde. Além do sal, a manteiga pode ser a vilã da dieta e da saúde, pois acrescenta muitas calorias e gorduras, o que não é nada bom para o coração. "Para cada colher de sopa de manteiga adicionada, são mais 245 kcal na espiga de milho", alerta Gabriela. 

2. Substitua por: Milho sem manteiga 

A adaptação é simples: basta tirar a manteiga do preparo. Somente a espiga, que rende uma boa refeição e apresenta 130 kcal. 
Batata frita 

A batata frita é uma bomba de calorias. "Para cada porção de 200g de batata frita, são 548 kcal a mais no seu dia", alerta Gabriela. 

2. Substitua por: Palitos de legumes ou batata assada 

O conselho da nutricionista Paula Castilho é substituir essa bomba calórica por palitinhos de legumes, como pepino, cenoura e brócolis - 100 g deste petisco têm apenas 55 kcal. Agora, se pintar aquela vontade de comer batatas, opte pela versão assada, 100 g equivalem a 198 kcal.  

1. Salgadinho industrializado 

Muito popular entre as crianças, os salgadinhos industrializados são petiscos que ameaçam a boa forma e a saúde. "Eles devem ser evitados, por serem alimentos com calorias vazias, ou seja, não ofertam nutrientes ao organismo, possuem muito sódio e não matam a fome por muito tempo", diz Gabriela. As calorias desses salgadinhos variam entre 200 e 500 kcal a cada 100 g. 

2. Substitua por: Salgadinhos de soja 

As crianças podem até fazer cara feia, mas esse salgadinho também é saboroso. Os benefícios da soja são conhecidos: ameniza os sintomas da menopausa, faz bem ao coração, melhora as funções cognitivas e por aí vai. Além disso, o petisco é pouco calórico, tem apenas 90 kcal a cada 100 g, segundo Paula Castilho

sábado, 19 de janeiro de 2013

Vamos aproveitar melhor os alimentos


Como aproveitar melhor 12 alimentos


Reprodução

Você já parou para pensar na quantidade de alimentos que é desperdiçada durante o preparo daquela sopa de legumes ou de um assado? Sim, porque de acordo com nutricionistas, as cascas de batata ou as folhas da cenoura que vão automaticamente para o lixo também deveriam ir para a panela
A natureza é realmente incrível. Até o que consideramos a sobra dos alimentos - ou seja, cascas, sementes, talos e algumas folhas - carrega uma quantidade importante de nutrientes que nosso corpo precisa. Em alguns casos, essas partes menosprezadas dos alimentos são até mais ricas em fibras e vitaminas do que aquilo que consideramos comestível. A dica, portanto, para o bem da nossa saúde - e do bolso também, claro - é tentar aproveitar 100% das frutas e verduras. 


A nutróloga Tamara Mazaracki é enfática ao afirmar que só o fato de descascar qualquer alimento já faz com que ele perca boa parte da sua riqueza nutricional. Para quem ainda não se acostumou com a idéia de consumir as cascas de todos eles, a especialista sugere que, ao menos, se cozinhe os alimentos sem descascá-los. "Assim, a casca forma uma barreira durante o processo e evita que os nutrientes se dispersem na água fervente", explica. 

Além disso, vale lembrar que ninguém aqui está recomendando que você engula a casca de uma banana, por exemplo, para ficar mais saudável. Algumas dessas sobras consideradas pouco apetitosas ao paladar podem ser cortadas e misturadas a preparos doces e salgados e até transformadas em farinha. E, para nossa surpresa, não prejudicam em nada o sabor da receita.

O programa Alimente-se Bem, do Sesi, trabalha com o aproveitamento integral dos alimentos desde 1999, ministrando cursos de 10 horas para quem tiver interesse em aprender a preparar pratos nutritivos sem desperdiçar comida. A nutricionista Larissa Martins Tanus, uma das participantes do projeto, comenta que muitas pessoas que fazem o curso chegam ali sem nunca terem sequer visto a folha da beterraba ou o talo da salsinha, por exemplo. "Ensinamos a comprar alimentos com talos e folhas e a aproveitar tudo", acrescenta.

Dicas práticas contra o desperdício
A nutricionista Nicole Cihlar Valente alerta que, para que o alimento possa ser integralmente aproveitado, é preciso primeiro checar a sua procedência. De preferência, os alimentos devem ser adquiridos em locais de grande circulação e que estejam preocupados com a higiene e manipulação dos itens expostos. 

Em casa, o próximo passo é lavar muito bem as sobras que serão utilizadas nas receitas. As cascas, por exemplo, estão diretamente expostas a agrotóxicos e outros agentes nocivos. A dica é deixar os alimentos mergulhados durante 15 a 20 minutos em água filtrada com vinagre ou, melhor ainda, em solução à base de cloro, vendida em supermercados e farmácias.

A nutricionista Nicole ressalta que a maioria dos alimentos realmente pode ser aproveitada, mas ela não recomenda, por exemplo, o uso da casca de beterrada nas receitas. "Por ser muito porosa, essa casca acaba absorvendo muitas das impurezas que a terra contém", adverte. Mas e a casca da batata, que também é cultivada enterrada? "A batata é menos porosa e lavada uma série de vezes, de forma industrial", compara a especialista.

De modo geral, os nutricionistas indicam o consumo das folhas verde-escuras porque são importantes fontes de ferro, fibras, cálcio e magnésio. Na lista, estão as folhas de brócolis, couve-flor, beterraba e repolho - sim, todas aquelas que costumamos deixar de lado.
   sem desperdício, vamos mostrar algumas dicas. Confira, a seguir, como aproveitar ao máximo as riquezas de alguns alimentos bem conhecidos dos brasileiros: 
- batata: deve-se lavar a batata muito bem, secá-la com papel toalha e aí então pode ser cozida e até frita, com a casca mesmo. Em altas temperaturas, a casca, rica em minerais e fibras, fica bem macia e pode também ser aproveitada no preparo de uma omelete. 
-abóbora: a casca, rica em fibras e betacaroteno, um poderoso antioxidante, pode ser cortada em tirinhas finas para fazer quiches ou massas de panqueca. Já as sementes são fonte de minerais, vitamina A e arginina, um aminoácido que promove o crescimento e atua na formação muscular. A semente de abóbora pode ser seca no fogo, tostada e ingerida como petisco. Outra vantagem: atua como vermífugo.
-cenoura: a casca da cenoura também deve ser bem lavada antes de consumida - alguns preferem até não arriscar e só compram cenouras orgânicas (ou seja, cultivada sem o uso de agrotóxicos). A cenoura sem descascar pode ser ingrediente de cozidos, de saladas e de tortas. As folhas da cenoura que geralmente vão para o lixo servem para deixar refogados, sopas, omeletes e suflês mais nutritivos. As folhas contêm muito betacaroteno e cálcio e, apesar de não serem muito saborosas, enriquecem um bom caldo.

-chuchu: a casca do chuchu é rica em fibras mas, por ser muito fibrosa, deve ser moída no liquidificador e utilizada em sopas ou cozida com o feijão.

-beterraba: fonte de vitaminas e minerais, é possível aproveitá-la ainda mais utilizando suas folhas e o talo para o preparo de deliciosos pratos, como o charutinho de folha de beterraba e o risoto de talo.
-couve-flor: sua folha é uma ótima fonte de vitaminas C e A e dos minerais, fósforo e cálcio. Refogada, fica muito saborosa em recheios de esfiha e panquecas. Com o talo é possível fazer bolinhos salgados e sopas.

-salsinha: aproveite o talo da salsinha na hora de preparar temperos, pois ele contém vitamina C, cálcio e fósforo.
-banana: você pode não acreditar, mas, graças à consistência da casca de banana, é possível fazer geléia, bolo, brigadeiro e farofa. Além do mais, ela tem mais vitamina C e o dobro de potássio do que a polpa da fruta.

- kiwi: apesar do aspecto pouco convidativo, a casca do kiwi pode ser consumida pura, junto com a fruta. Sua propriedade laxativa pode ajudar as pessoas com problema de intestino preso.
-mamão: a casca do mamão é uma importante fonte de betacaroteno e ajuda na digestão. Pode ser consumida pura ou em bolos, sucos e até ensopados. Já a semente do mamão favorece o funcionamento do intestino e pode incrementar saladas, por exemplo.
-melão: depois de cozida, a casca do melão pode ser utilizada em farofas e saladas. Para se ter uma idéia da riqueza dessa sobra, a casca tem quase seis vezes mais cálcio e fósforo do que a polpa da fruta.
-ovo: a púnica parte do ovo que não consumimos é a casca. Mas calma, não é para ser utilizada nas receitas - só que nem por isso deve ser desperdiçada. Após secar a casca no forno, o próximo passo é batê-la no liquidificador: além de afiar as lâminas do utensílio, será triturada e é ótima para adubar as plantas, por ser rica em cálcio.





Veja abaixo uma receita para preparar deliciosos Crepes Coloridos usando talos de cenoura ou beterraba: 

Crepes coloridos 

Ingredientes 

Para a Massa: 

- 1 xícara de chá de leite 
- 2 ovos 
- 1/2 xícara de chá de Qualy Cremosa 
- 1 xícara de chá de farinha de trigo 
- 1 xícara de chá de talos picados de beterraba 

Para o Recheio: 

- 2 colheres de sopa de Qualy Cremosa 
- 1 xícara de chá de cebola cortada em cubos pequenos 
- 2 dentes de alho picados 
- 2 xícaras de chá de peito de frango cozido e desfiado 
- 1/2 xícara de chá de requeijão 
- Sal a gosto 
- Pimenta-do-reino a gosto 
- 2 colheres de sopa de salsa picada 

Modo de Preparo: 

Massa: 

No liquidificador, bata o leite, os ovos, a farinha de trigo, ½ xícara (chá) de margarina, os talos de beterraba até obter uma massa homogênea. Reserve. 
Numa frigideira antiaderente, derreta a margarina restante e absorva o excesso com um papel-toalha. Espalhe meia concha da massa de maneira que toda a superfície fique preenchida. Quando dourar, vire para dourar do outro lado. Repita essa operação até a massa acabar. 

Recheio: 

Numa panela, derreta a margarina e doure a cebola e o alho. Junte o frango e refogue por 2 minutos. Adicione o requeijão, o sal e a pimenta. Desligue o fogo, acrescente a salsa e reserve. Sobre cada disco de massa, coloque um pouco do recheio, dobre a massa ao meio e depois ao meio novamente formando um crepe. Em uma travessa, acomode os crepes e aqueça no micro-ondas quando for servir. 

*Toque Especial: você pode fazer crepes verdes em vez de rosa, usando a mesma quantidade de folhas de cenoura no lugar da beterraba. Sirva molho de tomates sobre os crepes verdes, e molho branco sobre os crepes rosa. 

*Cada crepe tem 242 calorias. 














Receita de bom aproveito


Receitas gostosas para reaproveitar sobras de pão

Agora você não tem mais desculpas para jogar fora o bom e velho pãozinho. Confira 10 sugestões para usá-lo com criatividade e muito sabor

Quando o assunto é alimentação, além de nos preocuparmos em preparar pratos saborosos, temos ainda que pensar em colocar alimentos saudáveis na mesa e em evitar desperdícios. Um dos alimentos que mais sobram na maioria das casas é o pão. Como nem sempre acertamos na hora de comprar (um dia um filho não quer comer, no outro está faminto e come além da conta!) o bom e velho pãozinho de cada dia vai se acumulando na cestinha. Além disso, o mais tradicional dos pães condumidos no Brasil - o pão francês - perde fácil seu sabor e crocância, virando uma verdadeira 'borracha' depois de algumas horas de assado. Nesta condição, acaba mais do que rejeitado. Ninguém quer.

E não pense que aproveitar pães amanhecidos é coisa de pobre ou de gente "pão dura", que não gasta nem com a compra de pães frescos. Ao aproveitar as sobras você economiza, prepara alimentos diferentes e supergostosos e ainda evita o desperdício, afinal a fome é uma das piores mazelas do mundo e não seria correto jogar comida no lixo.

A seguir selecionamos 04 receitas que levam sobras de pão para você nunca mais ter desculpas para jogar fora os pãezinhos que sua família não consome, e  01 receita de farofa rica. Confira!

Torta prática de sardinha e pão

Ingredientes:

- 2 colheres (sopa) de cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 colher (sopa) de azeite ou óleo
- 2 xícaras (chá) de tomate picado
- 2 latas de sardinha em óleo escorridas
- 2 xícaras (chá) tomate picado
- Meia xícara de salsa picada
- 5 paezinhos franceses amanhecidos
- 200g de mussarela (opcional)
- Sal a gosto
 Reprodução

Modo de preparo:


1. Frite a cebola e o alho no azeite. Acrescente o tomate e refogue. Por último, acrescente a sardinha e a salsa picadinha.
2. Fatie os pães (pode untá-los com maionese).
3. Num refratário alterne camadas de pão, o refogado, fatias de mussarela (se gostar), terminando com o refogado ou a mussarela.
4. Leve ao forno preaquecido por 20 minutos.

Dica: Querendo, acrescente azeitonas picadas ao refogado e/ou orégano sobre as fatias de mussarela, caso as use.


Bolo salgado de pão com legumes



Ingredientes:

- 1 kg de pão picado
- 1 litro de leite
- sal a gosto
- pimenta a gosto
- 5 ovos
- 3 colheres (sopa) de maisena
- 1 cebola
- salsa picada
- 3 colheres (sopa) de margarina
- legumes e talos variados picados
Modo de preparo:
Amoleça o pão no leite. Tempere com sal e pimenta, acrescente salsinha picada, cebola ralada, margarina, legumes e talos picados, gemas e maisena. Misture bem. Por fim, acrescente claras em neve. Coloque em uma forma untada e leve para assar em forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos.

Nutrientes: Vitaminas A, C e E, Folato, Potássio, Fósforo, Cálcio, Sódio, Ferro, Iodo e Magnésio. 

Fonte: Mesa Brasil - Sesc

Lasanha de pão com carne moída e talos

Ingredientes:

- 1 dente de alho
- 1 colher (sopa) cebola
- 1 colher (sopa) margarina
- 100 g carne moída
- 1 tablete de caldo de carne
- 6 tomates maduros
- Sal a gosto
- Orégano a gosto
- 5 Berinjelas pequenas
- 2 xícaras (chá) talos picados
- 6 pães amanhecidos
- 2 colheres (sopa) queijo ralado

Reprodução


Modo de preparo:


- Pique o alho e a cebola e frite-os na margarina derretida.

- Acrescente a carne moída e o caldo de carne. Refogue.

- Bata os tomates no liquidificador, peneire e acrescente à carne moída. Deixe engrossar. Tempere com sal, orégano e acrescente os talos picados. Reserve.

- Corte as berinjelas em cubos. Reserve.

- Descasque o pão, corte em fatias, umedeça levemente e abra com o rolo. Reserve.

- Coloque, em um refratário, alternadamente, uma camada de pão, uma outro de molho, uma de berinjela e finalize com uma de pão e uma de molho. Polvilhe queijo ralado e leve ao forno até que a berinjela fique assada completamente. Sirva quente.

Fonte: Programa Alimente-se Bem com R$ 1,00 - SESI


Panquecas de pão de forma

Ingredientes:


- 8 fatias de pão de forma sem casca - azeite a gosto - palmito a gosto - molho de tomate a gosto - mussarela a gosto - orégano a gosto - molho de tomate (comprado pronto ou feito em casa) 



Reprodução

Modo de preparo:


- Passe o rolo de abrir massa sobre todas as fatias, para deixá-las mais finas e compactas. Em seguida, pincele-as com azeite. Vire-os e recheie com 1 fatia de mussarela, orégano e uma tira de palmito (se for grosso) ou um tolete inteiro (se for fino) ou ainda com um pouco de refogado de carne moída ou frango desfiado.

- Coloque-os em um refratário regando-os com molho e queijo ralado. Leve-os ao forno para derreter o queijo.

Bolinhos de carne

Molhe pão amanhecido em água, exprema bem com as mãos e misture em partes iguais de carne moida crua e pão. Adicione 1 ovo e tempere a gosto. Se estiver mole, acrescente uma ou duas colheres de aveia em flocos finos. Forme bolinhas, achate-as e frite-as com um fio de óleo em frigideira antiaderente, em fogo baixo. 

Farofa rica

Para aproveitar cascas e talos de uma forma nutritiva e saborosa, experimente preparar uma farofa. Além de juntar diversos ingredientes apetitosos, a farinha de mandioca dá um sabor todo especial à receita.

Ingredientes

1 xícara de chá de casca de chuchu picada
2 cascas de banana-nanica
½ xícara de chá de talos de verduras diversas
2 colheres de sopa de cebola picada
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de toucinho
½ tablete de caldo de galinha
Colorau a gosto
2 xícaras de chá de farinha de mandioca


Modo de preparo:

Lave bem as cascas do chuchu e da banana e os talos em água corrente. Pique-os e reserve. Refogue a cebola e o alho na margarina. Acrescente os talos e as cascas e refogue mais um pouco. Junte os demais ingredientes, acrescentando a farinha de mandioca por último. Misture bem para a farinha incorporar o refogado e os temperos.



Cortesia do Programa Alimente-se Bem
(11) 3528-2000

Bem agora é só pegar essas dicas e aproveitar! Bom Aproveito!