sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Benefícios do Tomilho


Benefícios para a saúde do Tomilho 
Os benefícios de saúde do óleo essencial de tomilho podem ser atribuídos às suas propriedades anti-espasmódicas, anti-reumáticas, anti-sépticas, bactericidas, anti-tússicas, cardíacas, carminativas, cicatrizantes, diuréticas, emenagogas, expectorantes, hipertensas, inseticidas, estimulantes, tónicas e vermífugas.


O tomilho é uma erva comum e é geralmente usadacomo condimento ou tempero. Além disso, o tomilho também é usado em medicamentos fitoterápicos e domésticos. O tomilho é botanicamente conhecido como Thymus Vulgaris. 

As propriedades medicinais do tomilho vêm principalmente do seu óleo essencial que é extraído através da destilação a vapor das flores frescas e das folhas. Os principais constituintes do seu óleo essencial são alpha tuiona, alpha pineno, canfeno, beta pineno, para-cimeno, alpha aerpineno, linalol, borneol, beta cariofileno, timol e carvacrol.
As suas propriedades medicinais podem ser resumidas como as seguintes:
Anti-espasmódico: Milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de tosse, cólicas e dores devido a espasmos. O espasmo é indesejável e a contração involuntária excessiva que pode ocorrer no trato respiratório, nervos, músculos, intestinos e outros órgãos podem resultar em tosse, convulsões, ataques epiléticos ou histéricos, cãibras e dores musculares, dores abdominais e intestinais e até mesmo cólera espasmódica.


Anti-reumático 


Há duas razões principais por trás do reumatismo, a artrite e a gota. A primeira é a lesão generalizada e a segunda é a crescente concentração de toxinas como o ácido úrico na corrente sanguínea. O óleo essencial de tomilho pode resolver ambos os problemas. Sendo um diurético, aumenta a urina e ajuda a eliminação de toxinas. Sendo um estimulante, estimula ou ativa a circulação e, portanto, corrige este problema também. Em ambos os sentidos, ajuda a tratar o reumatismo.

Anti-séptico

É um bom anti-séptico e protege as feridas contra dores e infecções. Isto é principalmente devido à presença de componentes como o cariofileno e o canfeno neste óleo essencial.

Bactericida: O óleo essencial de tomilho tem cariofileno e canfeno, juntamente com alguns outros componentes, que lhe dão propriedades anti-bacterianas. Isso inibe o crescimento de bactérias dentro e fora do corpo. Ele elimina as bactérias, assim como as mantêm afastadas. Isto é particularmente benéfico na cura de infecções bacterianas como colite, cólica renal, infecções bacterianas nos órgãos genitais e da uretra, intestinos, sistema respiratório, bem como sobre as feridas.

Anti-tússico

Se você está sofrendo de tosse há muito tempo e os antibióticos não ajudam, então você pode tentar este óleo essencial. Ao contrário de quando se usa antibióticos potentes, você não precisa arriscar os seus rins, coração, fígado, estômago e olhos com este óleo, ele é capaz de curar infecções no peito (pulmões, brônquios, laringe e faringe) e parar a tosse.

Cardíaco
Esta é uma propriedade muito importante e útil do óleo essencial de tomilho no contexto atual, quando os problemas do coração crescem a um ritmo alarmante. Este óleo é muito benéfico para o coração. Ele mantém as válvulas funcionando corretamente, por ser um anti-espasmódico, relaxa as artérias e veias e, assim, reduz a pressão arterial, bem como o stress sobre o coração; fortalece os músculos cardíacos e tonifica o coração, por ser um tónico. Então, é muito bom do ponto de vista de todo o desenvolvimento cardíaco.

Carminativo
Os gases, formados no estômago e intestinos, não são tão inocentes como parecem. O seu efeito não se limita apenas ao mau odor. Eles podem afastar o seu sono e apetite, elevar a pressão arterial, representam uma ameaça ao seu coração, dão-lhe dores de estômago graves, cólicas, vómitos, dores de cabeça e náuseas e em casos extremos, colocam a sua vida em perigo também. Assim, os gases devem ser tratados com cuidado (não só o gás de cozinha) e a tempo. O óleo essencial de tomilho, sendo um carminativo e um anti-espasmódico, retira a força dos gases através de um movimento descendente (o movimento ascendente é muito perigoso) e não os deixa formar de novo.

Cicatrizante
Esta é uma excelente propriedade do óleo essencial de tomilho e acrescenta beleza também. Esta propriedade faz com que as cicatrizes e outras marcas feias desapareçam no seu corpo. Estes incluem as marcas cirúrgica, marcas deixadas por ferimentos acidentais, acne, varíola, sarampo, úlceras, etc.

Diurético
Aqueles que estão sofrendo com a acumulação de água no corpo, devido à insuficiência renal crónica ou outras razões ou aumentando a concentração de toxinas e sais de sódio no sangue podem ter a certeza de ganhar com este óleo. Ele aumenta a urina e ajuda a remoção do excesso de água, sais e toxinas do corpo. Isso ajuda a reduzir peso, tensão arterial, gorduras e melhora a digestão.

Emenagogo
As mulheres devem estar interessadas nesta propriedade do óleo essencial de tomilho. Elas andam sempre em busca de algo que lhes possa dar o alívio de menstruações dolorosas ou ausentes, irregulares e menopausa prematura. Então, elas têm as suas respostas neste óleo. Ele faz aparecer a menstruação, dá alívio dos sintomas como dor abdominal, fadiga, náuseas, depressão, tensão arterial baixa associada a menstruações e afasta a menopausa, mantendo assim as mulheres saudáveis, felizes e férteis. Isto é feito estimulando a produção de certas hormonas como o estrogénio.

Expectorante
Onde há tosse e constipação, existe necessidade de um expectorante. Aqui está um! O óleo essencial de tomilho. Ele ajuda a curar infecções que causam tosse, constipação e liberta a congestão, dando alívio da tosse e constipação.

Hipertenso
Você pode levantar dúvidas sobre as suas propriedades medicinais e levantar questões sobre os seus benefícios. Mas esta propriedade é sem dúvida benéfica, para aqueles que sofrem de tensão arterial baixa. Eles correm o risco de ficar inconscientes a qualquer momento. Este óleo pode normalizar a tensão sanguínea, elevando-a.

Inseticida
Afasta os insetos, as pragas e elimina-os. Ele pode ser eficazmente usado para manter longe parasitas no corpo humano como mosquitos, pulgas , piolhos, percevejos, moscas etc, bem como insetos nos alimento e roupas como besouros, mariposas, etc.

Estimulante
Estimula a circulação, a digestão, as respostas nervosas e a secreção de hormonas e a estimulação de todo o metabolismo.

Tónico
Tonifica o sistema circulatório, o coração, o sistema digestivo, o sistema nervoso, os músculos e a pele, fortalece o corpo e aumenta a imunidade.

Vermífugo
Elimina os parasitas. Você pode experimentá-lo em caso de vermes intestinais (ténias e lombrigas), larvas em feridas e outros parasitas mais resistentes.


Outros benefícios
Atua como um reforço da memória, é antidepressivo e ajuda a concentrar. Também ajuda a curar sinusites, bronquites , anorexias , celulite, eczemas , pé de atleta, dermatites, picadas de insetos e picadas de animais, laringites, faringites e outras infecções. Pode ser usado para evitar o mau hálito e os odores corporais.

ATENÇÃO : O Tomilho em chá ,como condimento ou na forma de oleo essencial pode ser irritante, hipertensor (aumenta a tensão arterial) e sensibilizante. Deve ser evitado na gravidez e em pessoas que estão a ser medicadas ou com problemas de saude. Também pode causar alergia em alguns casos.
Fale sempre com um profissional de saude antes de utilizar ,remédios e plantas naturais .

Nenhum comentário :