terça-feira, 28 de maio de 2013

15 Super Alimentos Brasileiros


alimentos Brasil

O Brasil é um vasto país e produz uma quantidade enorme de diversas frutas, legumes, verduras, grãos e outros alimentos que fazem muito bem à saúde e são difíceis de encontrar em outras partes do mundo. Saber aproveitar o que nossa terra tem de melhor é fundamental para ter uma boa dieta e excelente qualidade de vida. Leia a seguir quais os super alimentos brasileiros que você deve incluir no seu dia-a-dia para ter uma vida com mais saúde. 
1. Castanha do Brasil. Também chamada de castanha-do-pará, essa semente oleaginosa é rica em selênio, mineral importante para o sistema imune e que age como antioxidante, defendendo as células contra radicais livres. Mas cuidado: o excesso de selênio é tóxico. A dose indicada é de 1 castanha do Brasil por dia.
2. Açaí. O açaí é um fruto derivado de uma palmeira e rico em antioxidantes. Seus efeitos são inúmeros: age sobre o sistema vascular como vasodilatador, tem efeito anti-inflamatório, tônico, energético, entre outros. Prefira consumir o açaí o mais puro possível, sem outras combinações. ATENÇÃO: essa fruta é extremamente calórica, portanto, maneire no seu consumo.
3. Cacau. Essa fruta vastamente cultivada no Nordeste do país é rica em antioxidantes e seu consumo reduz o risco de doenças vasculares, doenças cardíacas e câncer, além de controlar o colesterol alto e apressão alta. Há estudo que indicam que o cacau pode ajudar a combater diabetes tipo 2.
4. Soja. Esse grão é amplamente cultivado no Brasil. A soja é uma oleaginosa rica em proteínas, fibras, vitaminas do complexo B, vitamina E e diversos minerais como fósforo, cálcio, ferro e potássio. Estudos ainda comprovam que as isoflavonas da soja ajudam na melhora dos sintomas da menopausa e tensão pré-menstrual.


5. Feijão. Presente na dieta diária do brasileiro, o feijão é importante para a saúde. Além de possuir pouca caloria (1 concha de feijão tem menos calorias que 1 maçã!), o feijão é rico em proteínas, fibras, potássio, vitaminas do complexo B, zinco, ferro,magnésio e outros minerais. Além disso, a ingestão de feijão ajuda a reduzir a absorção de colesterol e glicose. Portanto, não exclua esse alimento da dieta.
6. Arroz. Também diariamente na dieta do brasileiro, o arroz é um dos grãos mais consumidos no mundo. O consumo desse alimento (sobretudo arroz integral), ajuda a manter os níveis de açúcar do sangue, reduzindo o risco de diabetes e doenças cardíacas. O arroz também é rico em vitamina E, antioxidante, fósforo e ferro.
7. Caju. A parte carnuda na verdade é a haste que sustenta o verdadeiro fruto, a castanha. O caju é rico emvitamina C e compostos fenólicos que ajudam a combater doenças cardíacas. Além disso, o caju é rico em ferro e cálcio, ajuda a combater a anemia e fortalecer os ossos. A castanha de caju também possui grandes vantagens. Ela é rica em ácidos graxos poliinsaturados que reduzem o LDL (mau colesterol), além de conter zinco, selênio e outros oligominerais
.
 8. Maracujá. Essa fruta é ideal para sucos e sobremesas, mas consumi-la pura traz grandes benefícios. O maracujá é rico em antioxidantes, vitamina C e do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio e possui poucas calorias. Além disso, os flavonoides e alcaloides do maracujá possuem efeito calmante sobre o sistema nervoso, ajudando a acalmar o estresse e agitação.
9. Goiaba. O Brasil é um grande produtor de goiaba vermelha, que também é cultivada na China, Índia, México e América do Sul. Essa deliciosa fruta é fonte de fósforo, potássio, e fibras, sobretudo a pectina. A goiaba é também rica em vitamina A e vitamina C (a goiaba branca possui quase o dobro de vitamina C que a laranja).
10. Cupuaçu. Essa fruta típica da região Norte do país possui nutrientes como vitamina C, ferro, cálcio, selênio e fibras como a pectina. Além disso, a manteiga feita da polpa do cupuaçu é hidratante e excelente para a pele. As sementes do cupuaçu têm sido estudadas para o tratamento de doenças do trato gastrointestinal.
11. Pinhão. Essa semente é típica da região Sul do país. Sua polpa é rica em ferro, cálcio, vitaminas e proteínas. Além disso, o pinhão é rico em fibras e gorduras que ajudam a combater o mau colesterol. ATENÇÃO: essa semente é muito calórica. Consuma com moderação.
12. Pitanga. A pitanga é típica da região Sudeste do país. Essa fruta possui propriedades anti-inflamatórias e ajuda no tratamento do reumatismo, febre e diarreia. Além disso, a pitanga é rica emvitamina A, vitamina C, licopeno e antioxidantes. O suco de pitanga é muito refrescante e ideal para dias quentes.
13. Guaraná. Essa fruta da região Norte possui diversas propriedades medicinais. Estudos revelam que o guaraná tem atividade antimutagênica, anticâncer e neuroprotetoras, ajudando a prevenir doenças neurodegenerativas como Alzheimer e perda de memória. Além disso, a fruta é rica em estimulantes como a cafeína e teobromina, e também antioxidantes.
14. Mandioca. Cultivada há muitos séculos em nosso país, a mandioca possui diversos benefícios para a saúde. Esse alimento é rico em fibras, o que faz com que o carboidrato ingerido seja transformado lentamente em açúcar, sendo um adjuvante na dieta. Além disso, a mandioca possui cálcio, essencial para a saúde dos ossos e músculos.
15. Banana. Essa fruta é amplamente conhecida e uma das mais consumidas no mundo. A banana é rica em vitaminas A, C, B1, B2 e B6, além de ser importante fonte de potássio, fibras e magnésio. A banana ainda prolonga o efeito de saciedade, sendo um adjuvante nas dietas.
A melhor dica, portanto, é ter uma dieta diversificada com os alimentos que nossa terra produz.
E você gostou dessas dicas ou tem mais alguma para sugerir? Deixe seu comentário logo abaixo nesta página. Sua opinião é muito importante!

Nenhum comentário :