terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Dicas Para Equilibrar os Hormônios




As seguintes sugestões ajudam a equilibrar e aliviar a maioria dos problemas relacionados com desequilíbrios hormonais.
Produtos Orgânicos Frescos
Frutas e verduras, pelo menos 5 porções ou mais por dia. Grãos integrais, como aveia, pães e arroz. Prefira, se possível, alimentos orgânicos (cultivo sem o uso de pesticidas artificiais, herbicidas e organismos geneticamente modificados).

Nozes, Sementes e Peixes Gordurosos

Sementes de girassol e de abóbora ingeridas com cereal ou salada temperados com azeite de oliva. Peixe arenque, cavala e sardinha, consumo até 4 vezes por semana. Entretanto, as grávidas ou amamentando reduza para 2 vezes.

Água
Quantidade de água ou refrescos de frutas deve ser proporcional à necessidade física. Procure o equilíbrio do consumo, beba aos poucos, em média 2 litros por dia. O excesso faz mal a saúde.

Fibras
Se houver uma tendência à prisão de ventre, ajuda o consumo da casca de psyllium misturado com água duas vezes ao dia. Essas cascas incham no intestino e estimulam a absorção das toxinas pelas paredes intestinais e, assim, facilitam a sua eliminação.

Preste a Atenção nos Alimentos Enlatados e Industrializados

Faz necessário ler nos rótulos dos produtos alimentares as informações antes de comprá-los. Evitar produtos que contém aditivos, conservantes e adoçantes artificiais.

Reduza o Consumo de Cafeína
Compreende-se chás, café, chocolate e refrigerantes.
Evite Açúcar
Tanto refinado quanto o mascavo não apresentam valor nutricional para o organismo e lançam enorme quantidade de insulina na corrente sangüínea.


Vitaminas e Minerais
Alho, de preferência como suplemento diário. Ele exerce um efeito positivo sobre as células.
O zinco atua no sistema reprodutor. Responsável pela produção normal de óvulos nas mulheres e a produção de espermas saudáveis nos homens.
As vitaminas do complexo B são necessárias para o fígado, que é um ótimo desintoxicador e livra o corpo dos excessos de estrógenos.
A raiz de falso unicórnio tem-se mostrado eficaz na melhora do funcionamento dos ovários.
A echinacea fortalece o sistema imunológico e também pode ajudar o corpo a destruir as células anormais.
ATENÇÃO ESPECIAL

Ovários Policísticos
- Comer alimentos que contenham estrógenos naturais, como grão- de- bico e produtos de soja.
- Evite mudanças súbitas nos níveis de açúcar no sangue. As oscilações afetam as funções hormonais.
- Bebidas estimulantes como chá, café, refrigerantes, álcool e chocolate estimulam as glândulas supra-renais. Elas produzem andrógenos em demasia, que são hormônios masculinos, cujo excesso pode afetar a ovulação.
- Ingerir cromo, um suplemento importante para quem sofre de SOP (síndrome de ovário policístico), pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e a regular os níveis de insulina no corpo.

Nenhum comentário :